BRAZILIAN PIANO BOOK - Volume 1 - Elenice Maranesi

R$ 29,99

Disponibilidade: Em estoque

Código: PB001

Editora: Independente

Idioma: Português

Autor/Artista: Elenice Maranesi

Instrumento: Piano

Formato: Livro / Partitura / Espiral / 90 páginas

UPC: 7898307811060

Piano Book apresenta uma coleção de standards da música brasileira e internacional, escritas para piano em notação tradicional e contendo ainda uma seção com as melodias cifradas das mesmas peças. Arranjos com diversos níveis de dificuldade, do básico ao avançado, a partir de obras de compositores como Tom Jobim, Cole Porter, Carlos Lyra, César Camargo Mariano, Caetano Veloso, Henry Mancini, entre outros.
 


"Representar a música popular escrita para o piano, numa execução autêntica e sem obstáculos técnicos realiza os desejos de milhares de músicos que aprenderam o piano via leitura, derrubando-lhes a barreira entre erudito e popular e desencadeando, assim, a auto-estima para a criatividade, ao vislumbrar a proximidade de seu sonho: o de tocar de ouvido. E para quem toca de ouvido, a partitura representa um passo na compreensão de estruturas musicais. A utilidade desse trabalho é indiscutível e indispensável." - Ian Guest


"Elenice Maranesi é referência quando se trata de bom gosto musical. Este bom gosto aliado a um compromisso sério e dedicado em transmitir o que sabe, com muita generosidade e total domínio didático, é o que vejo à minha frente quando folheio essas deliciosas páginas musicais.
Estou certo que este livro vem preencher uma lacuna no ensino do piano popular, acrescentando um valor enorme às nossas referências bibliográficas. Parabéns, maestrina. Mais uma vez a música sai ganhando com sua fundamental colaboração. Um abraço do amigo" - Nelson Faria


"Uma das mais gratas lembranças que tenho é a de um duo que mantive com a Elenice Maranesi, pianista refinada, de formação técnica impecável e profundo conhecimento musical. Em pouco tempo, tornou-se uma referência musical para mim e posso dizer que grande parte do conhecimento que obtive se deveu a ela.
Desde então, tenho acompanhado suas realizações à distância e constato, em seus empreendimentos, o mesmo grau de qualidade e sofisticação que aprendi a reconhecer. Elenice lança agora esse novo trabalho dedicado ao piano, que ela tanto conhece. São arranjos de extremo bom gosto que, estou certo, transformar-se-ão em material fundamental para os estudantes e músicos em geral. Bravo, Elenice!" - Marco Pereira


"Elenice, minha amiga, obrigado pelo exemplo e pelo trabalho. Você está fazendo com seus arranjos o que nós, os profissionais, os tocadores, deveríamos todos estar empenhados em construir: uma exposição clara, simples e muito efetiva da prática de se tocar o piano conforme uma estética chamada de popular... " - Leandro Braga


Músicas:

- Bossa no Choro (Manfredo Fest)
- Este Seu Olhar (Tom Jobim)
- Tea For Two (V. Youmans/Irving Caesar)
- Moon River (Henry Mancini/Johnny Mecer)
- Fascination (F. D. Marchetti/ Dick Manning)
- Nigth And Day (Cole Porter)
- Trilhos Urbanos (Caetano Veloso)
- Aos Pés da Cruz (Marino Pinto/ Zé da Zilda )
- Moça Flor ( Durval Ferreira/ Lula Freire)
- Você e Eu (Carlos Lyra / Ronaldo Bôscoli)
- Maria Rita (César Camargo Mariano)
- Samba de Uma Nota Só (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes)
- Brigas Nunca Mais (Tom Jobim /Vinicius de moraes)

Piano a Quatro Mãos:

- Água de Beber (Tom Jobim e Vinicius de Moraes )
- Este seu Olhar (Tom Jobim )
- Samba de Uma Nota Só (Tom Jobim / Vinicius de moraes)

Parte 2 - Melodias Cifradas (Lead Sheet):

- Aos pés da Cruz (Marino Pinto / Zé da Zilda)
- Agua de Beber (Tom Jobim e Vinicius de Moraes ) Bossa no choro (Manfredo Fest)
- Brigas Nunca Mais (Tom Jobim /Vinicius de moraes)
- Este seu Olhar (Tom Jobim)
- Garota de Ipanema (Vinicius de Moraes/Tom Jobim)
- Lobo Bobo (Carlos Lyra/ Ronaldo Boscolli)
- Facination (F.D. Marchetti / Dick Manning)
- Maria Rita (Cesar Camargo Mariano)
- Moça Flor (Durval Ferreira / Lula Freire )
- Moon River (Henry Mancini/ Johnny Mercer)
- Night and Day (Cole Porter)
- Samba de Uma Nota Só (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes )
- Tea for Two (V. Youmans/ Irving Caesar)
- Trislhos Urbanos (Caetano Veloso)
- Você e Eu (Carlos Lyra / Vinicius de Moraes)

 

Autora: Elenice Maranesi, natural de São Bernardo do Campo, é pianista, arranjadora e compositora. Radicada em Brasília, é bacharel em piano pela Universidade de Brasília, mestre em Performance Musical pela Universidade Federal de Goiás e professora de piano popular no Centro de Educação Profissional/Escola de Música de Brasília, onde participou da criação do Núcleo de Música Popular, em 1985, atuando também como professora e/ou coordenadora em várias edições do Curso Internacional de Verão.

Entre as principais premiações que obteve, destacam-se o 1º Prêmio no Festival de Jazz da Casa Thomas Jefferson (competição nacional, 1978), o Prêmio Fiat (prêmio nacional na categoria de música instrumental, 1990) e a Menção Honrosa no Free Som Festival(concurso nacional 1991).

Suas principais publicações foram o livro A Improvisação na Música Popular (Ed. Musimed,1987) e os arranjos vocais Aquarela do Brasil, Boi do Maranhão e No Rancho Fundo (Ediciones GCC, Buenos Aires, 2001/2002).

Seu primeiro Cd, Pé de Pequi, foi lançado em 2005. Já se apresentou como instrumentista e arranjadora ao lado de importantes nomes da música brasileira, como Nara Leão, Leny Andrade, Zélia Duncan, Marco Pereira, Nico Assumpção, Márcio Montarroyos, Jorge Helder, Lula Galvão, Nelson Faria, Paulo André Tavares, Paulo Bellinati e Márcio Bahia.