Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia mais

TEORIA MUSICAL - Luiz Garcia

Estruturas Rítmicas, Melódicas e Harmônicas
R$ 143,99

Disponibilidade: Em estoque

Código: LAG19588

Editora: Brazil Publishing

Idioma: Português

Autor/Artista: Luiz Garcia

Instrumento: Todos

Formato: Livro Físico / 634 páginas

UPC: 9788568419571

A presente obra é indicada, tanto para iniciantes no estudo da música, quanto para profissionais, pois elucida, de modo claro e preciso, matérias que normalmente são controversas, expostas de maneira imprecisa, obscura ou simplesmente não comentadas por diversos autores da teoria musical, assim, o professor Luiz Alfredo Garcia escolhe uma linguagem direta e didática que leva o leitor à rápida compreensão. O livro possui uma visão coerente com o título e com a possível estruturação da música através dos tempos. As estruturas rítmicas remetem a possível iniciação do ser humano na música através da linguagem rítmica; as estruturas melódicas são colocadas logo após mostrando um provável caminho em direção a uma estrutura horizontal mais complexa e, por fim, as estruturas harmônicas coroam essa complexidade demonstrando a elaboração da escrita vertical por completo. Toda a obra apela para a visão contextualista que sempre lembra ao leitor que não existe uma verdade incontestável mesmo no mundo musical. As verdades são relativas dependendo do contexto nas quais estão inseridas. As várias possibildades de grafia musical também são comentadas pelo autor que apresenta outras formas de a música ser grafada. Essa variedade de maneiras serve para lembrar que a grafia musical tradicional, apesar de ser a mais difundida, não é a única existente e que há muitas outras possibilidades. Por fim, os inúmeros exemplos musicais e solfejos mostram-se como mais um fator de ajuda no entendimento das matérias apresentadas.

A Enciclopédia da Teoria Musical. Indicada tanto para iniciantes quanto para profissionais da música pois elucida também, de modo simples, claro, preciso, com abordagem nova e atraente, matérias que normalmente são controversas, expostas de maneira imprecisa, obscura ou não comentadas em outras obras. O professor Luiz Garcia escolhe uma linguagem direta e didática que leva o leitor à rápida compreensão. A obra possui uma visão coerente com o título e com a possível estruturação da música através dos tempos. As estruturas rítmicas abrangem praticamente todas as questões relacionadas à divisão do tempo na música e remetem a possível iniciação musical do ser humano por meio da linguagem rítmica; as estruturas melódicas demonstram um provável caminho em direção a uma estrutura horizontal mais complexa, relacionando praticamente todos os assuntos ligados às alturas, tonalidades, notas musicais, fraseologia, modulação etc; e as estruturas harmônicas tratam de toda a elaboração da escrita vertical como inúmeros tipos de acordes, inclusive de 9ª, 11ª, 13ª, 15ª, 21ª e clusters; função tonal de todos os acordes; ornamentos etc. Toda a obra apela para a visão contextualizada e sempre lembra ao leitor que não existe uma verdade incontestável mesmo no mundo musical. As verdades são relativas dependendo do contexto em que estão inseridas. As várias possibilidades de grafia musical também são comentadas pelo autor que apresenta outras maneiras de a música ser grafada. Isso serve para lembrar que a grafia musical tradicional apesar de ser a mais difundida não é a única existente e que existem muitas outras possibilidades. Os inúmeros exemplos musicais e solfejos servem como ajuda no entendimento das matérias apresentadas.