Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia mais
Bom Dia Bem-Vindo a Freenote, Login ou Crie sua conta
Bom Dia Bem-Vindo a Freenote, Login ou Crie sua conta
Através de uma didática simples e efetiva, o autor reúne nesta obra toda a sua experiência como professor, bandolinista, arranjador, compositor, pesquisador e organizador de grupos instrumentais. As diretrizes aplicadas passam pela pedagogia universal do bandolim, chegando à escola do bandolim brasileiro.
Vitale
Com este método, Afonso Machado mostra de forma prática como aprender e ensinar a tocar o bandolim de forma brasileira, com uma abordagem técnica importantíssima e os vários gêneros musicais de nosso país.
Dividido em três partes, o Método do Bandolim Brasileiro apresenta importantes dados sobre este instrumento, como sua origem e modelos, a forma como chegou ao Brasil e ainda fala sobre os dois maiores solistas brasileiros, que podem ser considerados como as duas grandes escolas do bandolim no país: Luperce Miranda e Jacob Bittencourt.
O método traz também assuntos como afinação e extenção do bandolim, postura e posicionamento de mãos, exercícios para iniciantes, resumo de escalas e arpejos, estudos de tons e acordes, escala cromática e até o estudo das posições e mudanças de posição, que permite o uso de toda a extensão do instrumento.
Na última parte é possível encontrar os vários tipos de músicas brasileiras em especial o choro já harmonizadas para a prática do aluno e que permitem a ele tocar com o acompanhamento de outros instrumentos.
Com este trabalho, vale ressaltar ainda mais a importância de Afonso Machado na música brasileria. Bandolinista, arranjador, compositor e professor de música, ele fundou o conjunto Galo Preto e a Orquestra de Cordas Brasileira, já acompanhou e gravou com grandes nomes de nossa música, entre eles, Cartola, Radamés Gnattali, Elza Soares e Nelson do Cavaquinho e ainda se preocupou em criar um método de aprendizagem fácil e inteligente do bandolim brasileiro, utilizado pela maioria dos bandolinistas e escolas de música de nosso país. É um livro realmente inovador!