CHORANDO NA GAROA - MEMÓRIAS MUSICAIS DE SÃO PAULO

Uma História do Choro Brasileiro
R$ 64,99

Disponibilidade: Em estoque

Código: CNGJA

Editora: Independente

Idioma: Português

Autor/Artista: JOSÉ DE ALMEIDA AMARAL JÚNIOR

Instrumento: TODOS

Formato: LIVRO / TEXTO / 532 PAGINAS

UPC: 9788580681338

Composto por duas partes básicas, CHORANDO NA GAROA – MEMÓRIAS MUSICAIS DE SÃO PAULO : narra o contexto histórico socioeconômico e cultural que envolveu a formação do gênero. De forma didática, inclui verbetes sobre personagens e outros gêneros musicais com quem conviveu à época, isto é, meados do século XIX até os primórdios do século XX, período de seu aparecimento e consolidação no Brasil. O livro ainda apresenta 40 entrevistas com músicos, pesquisadores e personagens participantes das rodas de choro em diversos pontos da cidade. O objetivo dessas memórias, envolvendo diferentes idades, foi coletar depoimentos pessoais sobre suas vidas, carreira, experiências, locais e aspectos do choro de São Paulo, metrópole cosmopolita que abriga influências de todo o país e do mundo.

Choro, Primeiro gênero urbano nacional, é o assunto destacado neste trabalho pioneiro. Composto por duas partes básicas, o livro traz em seu primeiro momento uma pesquisa bibliográfica narrando o contexto histórico socioeconômico e cultural que envolveu a formação do gênero. De forma didática, inclui verbetes sobre personagens e outros gêneros musicais com quem conviveu à época, isto é, meados do século XIX até os primórdios do século XX, período de seu aparecimento e consolidação no Brasil.

Nesta primeira parte, após os elementos descritos acima, a pesquisa relata também o aparecimento do choro em São Paulo, tema pouco tratado nos livros já existentes sobre o assunto. Levanta seus principais personagens, fatos e eventos históricos. Além disso, possibilita paralelamente uma perspectiva da evolução dos meios de difusão, como discos, rádio e TV, tendo em vista a presença dos chorões nestes meios.

O segundo bloco da obra traz 40 entrevistas com músicos, pesquisadores e personagens participantes das rodas de choro em diversos pontos da cidade. O objetivo dessas memórias, envolvendo diferentes idades, foi coletar depoimentos pessoais sobre suas vidas, carreira, experiências, locais e aspectos do choro de São Paulo, metrópole cosmopolita que abriga influências de todo o país e do mundo.

" Esta obra recebeu edição especial pela Fundação Theatro Municipal de São Paulo/ Secretaria Municipal da Cultura em Setembro de 2013.