Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia mais
Boa Tarde Bem-Vindo a Freenote, Login ou Crie sua conta
Boa Tarde Bem-Vindo a Freenote, Login ou Crie sua conta
Areia e Grupo de Música Aberta é o segundo projeto solo instrumental do contrabaixista, compositor e produtor musical Walter Areia. Formado em 2009, o quarteto reúne em sua música, traços do oriente trazido pelos portugueses e batidas de origem negra. O formato de execução das composições segue um conceito autoral, batizado por Areia de “Música Aberta”. A inspiração é a forma mais ancestral de improvisação, com motes que sempre reaparecem após os solos.
FORMAÇÃO:
Walter Areia (Mundo Livre S/A, Terno de Areia e Ecology Trio) no contrabaixo e direção musical
Ivan do Espírito Santo (Orquestra Contemporânea de Olinda) no saxofone e flauta
Julio Cesar (Som de Madeira) no acordeom
Cássio Cunha (Alceu Valença) na bateria
Areia e Grupo de Música Aberta é o segundo projeto solo instrumental do contrabaixista, compositor e produtor musical Walter Areia. Formado em 2009, o quarteto reúne em sua música, traços do oriente trazido pelos portugueses e batidas de origem negra. O formato de execução das composições segue um conceito autoral, batizado por Areia de “Música Aberta”. A inspiração é a forma mais ancestral de improvisação, com motes que sempre reaparecem após os solos. O resultado foi registrado no álbum Para Perdedores (2010).
Segundo Areia, o conceito de “Música Aberta”, nasceu pela observação de que, em algumas formas de música oriental, a improvisação se dá por etapas, assim como na poesia do cantador nordestino. Existe o mote e as pessoas “brincam” com ele. E, no final de cada improviso, o reapresentam. Essa é uma forma ancestral de improvisação. Quando fiz essa ligação intelectual, fiquei curioso pra saber como soaria na prática; achei que seria uma forma interessante de aplicar o improviso à minha música que, até o momento, era fechada em termos de arranjo. Daí veio a ideia do nome: “Música Aberta'”.
O Grupo de Música Aberta é uma nova etapa do Areia Projeto, banda do contrabaixista formada em 1996. O álbum lançado pelo Areia Projeto, chamado de A Décima Lua, foi gravado em 2001 e premiado nacionalmente na primeira edição do projeto Rumos Itaú Cultural.