Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia mais

DIVERTIMENTOS - DESCOBERTAS - Toninho Carrasqueira

Estudos Criativos para o Desenvolvimento Musical - Sopros e Cordas Friccionadas
R$ 83,99

Disponibilidade: Em estoque

Código: EDUSP15944

Editora: EDUSP

Idioma: Português

Autor/Artista: Toninho Carrasqueira

Instrumento: Sopros - Cordas Friccionadas

Formato: Livro Físico - Partitura - 240 Páginas

UPC: 9788531415944

A partir de uma reflexão crítica, Toninho Carrasqueira apresenta uma metodologia de ensino voltada para a formação de músicos com as características culturais do jovem brasileiro contemporâneo. Focado em conceitos que o ensino tradicional não contempla, o autor baseia seu método no estímulo à criatividade, na proposta de um amplo entendimento da linguagem musical, em um maior contato com a música brasileira e no desenvolvimento da consciência harmônica dos instrumentistas melódicos de sopro e de cordas friccionadas.

Acompanha CD

Edusp

A partir de uma reflexão crítica, Toninho Carrasqueira apresenta uma metodologia de ensino voltada para a formação de músicos com as características culturais do jovem brasileiro contemporâneo. Focado em conceitos que o ensino tradicional não contempla, o autor baseia seu método no estímulo à criatividade, na proposta de um amplo entendimento da linguagem musical, em um maior contato com a música brasileira e no desenvolvimento da consciência harmônica dos instrumentistas melódicos de sopro e de cordas friccionadas. Assim, Divertimentos-descobertas contextualiza historicamente o aprendizado musical e sugere também um procedimento criativo de estudo, exemplificado em uma série de pequenos estudos didáticos criados pelo autor, apresentados na terceira parte do livro e ilustrados por composições e improvisos do CD Oriente-se, Ocidente-se, que acompanha o volume.


Sumário

Apresentação ........................................................................................................ 13
Introdução ............................................................................................................ 15
Parte 1
1. Intérprete e linguagem .........................................................................................19
 1.1 Por um amplo entendimento dos elementos da linguagem musical ...............19
 1.2 Considerações sobre o trabalho do intérprete...............................................20
 1.2.1 O discurso musical, música e sintaxe ................................................22
 1.2.2 A música e sua relação com outras áreas do conhecimento humano ..23
2. Considerações sobre o ensino da música no Brasil ..............................................27
 2.1 Os anos de formação: a música na vida familiar em diálogo com
 a escola e a sociedade ...................................................................................27
 2.2 Aspectos do ensino formal de música e do instrumento propriamente dito ..30
 2.2.1 Um olhar histórico: mecanicismo × criatividade ................................31
 2.2.2 Ausência da música brasileira .............................................................34
 2.3 Análise do predomínio da visão sobre a audição e os impactos
 da especialização ..........................................................................................36
 2.3.1 Predomínio da visão sobre a audição .................................................36
 2.3.2 Impactos da especialização ................................................................38
miolo carrasqueira CRIS CTP.indd 9 iolo carrasqueira CRIS CTP.indd 9 09/08/17 11:57 9/08/17 11:57
10 Divertimentos-descobertas
3. Diferenciais na construção de um aprendizado consistente ..................................41
 3.1 Três aspectos fundamentais na formação de um músico no Brasil ................41
 3.1.1 Considerações sobre a importância do conhecimento dos acordes .....42
 3.1.1.1 A prática da transposição .....................................................45
 3.1.2 Emprego da improvisação como ferramenta da experimentação ........46
 3.1.3 Familiaridade com a música brasileira ................................................48
Parte 2
4. Desenvolvimento: revelando o não revelado ........................................................53
 4.1 Uma proposta de estudo...............................................................................54
5. Elementos da linguagem musical ..........................................................................57
 5.1 Intervalos .....................................................................................................58
 5.2 Gênesis: primeiras escalas – pentatônicas e modos naturais..........................62
 5.2.1 Escalas pentatônicas ..........................................................................64
 5.2.2 Modos gregos.....................................................................................68
 5.3 Intervalos e estruturas simétricas: revisitando
 De la sonorité: art et technique ....................................................................72
 5.3.1 Intervalo de segunda menor: escala cromática ...................................73
 5.3.2 Intervalo de segunda maior: escalas de tons inteiros ..........................75
 5.3.3 Intervalo de terça menor: um tom e um semitom – acordes diminutos ..77
 5.3.4 Intervalo de terça maior: dois tons – acordes aumentados .................80
 5.3.5 Escalas diminutas: octatônicas ...........................................................83
 5.4 Divertimentos-descobertas ...........................................................................86
 5.4.1 Intervalo de quarta justa: dois tons e um semitom .............................96
 5.4.2 Intervalo de quarta aumentada: trítono .............................................97
 5.4.3 Intervalo de quinta justa ....................................................................99
 5.4.4 Intervalo de quinta aumentada: quatro tons ....................................101
 5.4.5 Intervalo de sexta menor e sexta maior ............................................101
 5.4.6 Intervalo de sétima menor e sétima maior ........................................103
 5.4.7 Intervalo de oitava justa ...................................................................104
 5.5 Harmonia e tonalidade...............................................................................105
 5.6 Acordes, estrutura e cifragem: tríades maiores, menores, aumentadas
 e diminutas – inversões e encadeamentos ...................................................106
 5.6.1 Metodologia para o estudo dos acordes: cifras – tríades, tétrades
 e inversões ........................................................................................107
 5.6.2 Tríades maiores e menores no círculo das quintas ou quartas ..........114
 5.6.2.1 Inversões ............................................................................116
 5.6.2.2 Tríades em ciclos de segundas, terças e quartas ...................118
 5.6.3 Acordes de sexta ..............................................................................131
 5.6.4 Campo harmônico: tríades ...............................................................133
 5.6.5 Notas melódicas ou notas de adorno: apojatura, nota de passagem,
 bordadura, retardo, antecipação, escapada e nota pedal ...................139
miolo carrasqueira CRIS CTP.indd 10 iolo carrasqueira CRIS CTP.indd 10 09/08/17 11:57 9/08/17 11:57
Sumário 11
 5.6.6 Campo harmônico: tétrades ...........................................................147
 5.6.7 Escalas de acordes ou sobre acordes ..............................................150
 5.6.7.1 Escalas hexafônicas de tons inteiros ...............................150
 5.6.7.2 Escalas octatônicas: diminutas ........................................151
 5.6.8 Acordes de sétima ..........................................................................156
 5.6.9 Acordes de sétima e nona ...............................................................163
 5.6.10 Acordes de décima primeira ...........................................................164
 5.6.11 Acordes de décima terceira .............................................................164
6. Análise harmônica de alguns estudos consagrados e frases para aquecimento ....167
7. Encadeamento harmônico: cadências .................................................................173
Parte 3
8. Estudos a duas, três e quatro vozes ....................................................................181
9. Prelúdios e estudos didáticos ..............................................................................193
CD Oriente-se, Ocidente ..................................................................................... 223
Agradecimentos ......................................................................................................227
Referências .............................................................................................................229
Sobre o autor ..........................................................................................................235