TOCANDO O BRASIL - Alfredo Maranha

Ritmos Brasileiros para Bateria
R$ 99,99

Disponibilidade: Em estoque

Código: AM60501

Editora: Alfredo Maranha

Idioma: Português

Autor/Artista: Alfredo Maranha

Instrumento: Bateria

Formato: Livro / Audio Online / Partituras / 228 Páginas

UPC: 9788592460501

O livro foi organizado considerando os ritmos brasileiros e suas respectivas regiões de origem. Para cada região há uma ilustração de expressão cultural. Os ritmos estão apresentados em capítulos, abordando dados históricos e células rítmicas dos instrumentos usados na sua forma original. Isso dá ao baterista a liberdade de fazer suas próprias adaptações. Além de ritmos já consagrados, há também os que foram compostos por mim, compondo um total de 40, entre os quais destaco: bumba-meu-boi do Maranhão (e seus cinco sotaques), tambor-de-crioula, cacuriá, carimbó, lundu, boi-bumbá, boi de Alagoas, folia de reis, vaneirão, bugio e outros. O livro contém 150 Tracks (disponíveis para download) de levadas de ritmos adaptados à bateria e suas variações, para que o estudante sinta a sonoridade e a linguagem de cada um. Também estão à disposição quatro músicas com e sem bateria (play-along). 

Sobre o Autor

Baterista, educador, pesquisador de ritmos brasileiros e latinos, bem como transcritor de diversas obras da música popular brasileira. Nasceu em 04 de março de 1972 na cidade de Brejo no estado do Maranhão.
Antônio Alfredo Lourenço de Sousa (Alfredo Maranha) é um baterista autodidata motivado por uma grande
paixão pela música que despertou em sua vida naturalmente ainda quando criança batucando nas panelas de sua vovó Joana.
Aos 16 anos mudou-se para o Pará onde teve seu primeiro contato com o instrumento tocando sozinho, neste caso sem acompanhamento de um professor. Ainda em sua estada no Pará tocou em bares e bailes informalmente.
Em 1993 mudou-se para Anápolis, no estado de Goiás, onde integrou-se em várias bandas, bailes e covers. Logo após aperfeiçoou sua técnica em estudos com professor Decio Hernandez (GO). Depois dedicou-se a pesquisa e estudo de ritmos brasileiros com mestre Rosback (PE), onde seguiu com a pesquisa e estudos dos ritmos brasileiros até os dias de hoje.


"Espero que Alfredo Maranha Tocando o Brasil seja um bom estímulo ao desenvolvimento de bateristas e percussionistas, tanto para os que estão começando quanto para os que já têm uma caminhada musical. Nesta obra, busquei apresentar um estudo detalhado das células rítmicas da percussão brasileira.

O livro foi organizado considerando os ritmos brasileiros e suas respectivas regiões de origem. Para cada região, há uma ilustração de expressão cultural. Os ritmos estão apresentados em capítulos, abordando dados históricos e células rítmicas dos instrumentos usados na sua forma original. Isso dá ao baterista a liberdade de fazer suas próprias adaptações. Além de ritmos já consagrados, há também os que foram compostos por mim, compondo um total de 40, entre os quais destaco bumba-meu-boi do Maranhão (e seus cinco sotaques), tambor-de-crioula, cacuriá, carimbó, lundu, boi-bumbá, boi de Alagoas, Folia de Reis, vaneirão, bugio e outros.

O livro contém 150 Tracks (disponíveis para download) de levadas de ritmos adaptados à bateria e suas variações, para que o estudante sinta a sonoridade e a linguagem de cada um. Também estão à disposição quatro músicas com e sem bateria (play-along). Nelas faço uma aplicação de ideias na música instrumental, explorando meu trabalho de pesquisa com abordagem de elementos da música brasileira com linguagem jazzística no formato de trio (contrabaixo, bateria e piano).

Portanto, mantenha uma rotina de estudos com paciência e alegria e faça disso uma prática prazerosa. Crie novas ideias e combinações a partir dos ritmos que aqui estão, e o mais importante, busque uma identidade própria para seu som.

 Com alegria em poder compartilhar com você minha caminhada."

Alfredo Maranha