O TROMPETE NO FREVO - Roque Netto

Trumpet - Cornet - Flugelhorn
R$ 59,99

Disponibilidade: Em estoque

Código: TPNF

Editora: Independente

Idioma: Português - Inglês - Francês

Autor/Artista: Roque Netto

Instrumento: Trompete - Flugelhorn

Formato: Livro / Partitura / 120 páginas

UPC: 9788560413027

Este novo lançamento preenche uma importante lacuna na música brasileira. O grande trompetista e professor Roque Netto organizou este método didático com uma abordagem teória e prática sobre o frevo. São 120 páginas com explicações, exemplos em partitura, 28 músicas  e demonstrações em áudio. (índice dos links de áudio na página 118).

"Por falta de um processo que ensine a articulação e as pronúncias diferenciadas do frevo, os músicos, em geral, não conseguem executar o fraseado corretamente, apesar de conseguirem ler as partituras."

Roque Netto também explica: "O Trompete no Frevo"  traz orientações de estudos para trabalhar a parte técnica, traz a parte de articulações e pronúncias, vem com vários exemplos de músicas de minha autoria, explica a sessão rítmica do frevo e muito mais!”.

A obra traz grade de solos, duetos, quartetos e quintetos.


 

Patrimônio imaterial da humanidade, o frevo é tema do livro “O Trompete no Frevo”, do músico e professor José Roque da Silva Neto, mais conhecido como Roque Netto. A obra, que traz o primeiro método para ensino do ritmo criado em Pernambuco, foi feita com um objetivo: trazer conteúdo teórico e prático para instruir músicos de todo o mundo. “O Trompete no Frevo” é trilíngue, vindo em português, inglês e francês.

Por falta de um processo que ensine a articulação e as pronúncias diferenciadas do frevo, os músicos, em geral, não conseguem executar o fraseado corretamente, apesar de conseguirem ler as partituras. A obra traz uma parte teórica e uma parte prática, com grade de solos, duetos, quartetos e de quintetos. Roque Netto explica que “‘O Trompete no Frevo’ traz orientações de estudos para trabalhar a parte técnica, traz a parte de articulações e pronúncias, vem com vários exemplos de músicas de minha autoria, explica a sessão rítmica frevo e muito mais!”.

O livro soma 120 páginas e é composto pelos seguintes capítulos: “O trompete no frevo – método RoqueNetto”, “O frevo diante de um olhar estético”, “Frevo com cifras para estudo”, “Frevo para a prática de dueto”, “Frevo para a prática de quarteto”, “Frevo para a prática de quinteto”, “Exemplos de ritmo de percussão no frevo”, “Índice dos links para audição” (onde é possível conferir e comparar a música original composta pelo criador do livro), “Conclusão” e “Índice cronológico dos frevos de RoqueNetto). A intenção do autor é aliar a parte teórica, a partir de textos explicativos, com a parte prática, a partir de partituras com 28 músicas originais.


 “O Trompete no Frevo” tem o patrocínio da Prefeitura do Recife o apoio cultural da Pitú e a produção executiva e o desenvolvimento do produto foram feitos pela produtora Tactiana Braga, da B52 Cultural. Segundo Tactiana, o diferencial do livro é que ele traz “a sistematização do ensino do frevo. Isto possibilita que esse ritmo seja difundido com mais facilidade pelo Brasil e pelo mundo”. O livro conta com a contribuição de nomes relevantes da cena do frevo. O prefácio é do maestro Ademir Araújo (Formiga) e o texto de apresentação é do crítico musical José Teles.


Sobre o autor:

Com formação em música, Roque Netto, desde criança, estudou e tocou trompete. O aprendizado formal teve início no Conservatório Pernambucano de Música. Ainda jovem, estudou no Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife e no Conservatório Nadia et Lili Boulanger, do 9º bairro de Paris, França. É Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e em Licenciatura em Música pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis/MG) e pós-graduado em Metodologia do Ensino de Música, ministrado na cidade do Recife e certificado pela Faculdade Internacional de Curitiba. É professor atuante há mais de duas décadas.

Trompetista com larga experiência, o artista já colaborou em shows e gravações de CDs de Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Naná Vasconcelos, entre outras formações e participou da primeira fase da Orquestra Contemporânea de Olinda. RoqueNetto também ensina música e toca na Banda Sinfônica da Cidade do Recife, além de desenvolver o seu trabalho autoral com o quarteto Roque Netto Instrumental e realizar os cursos, workshops e oficinas que oferece com base no método que criou de ensino do frevo para o trompete. Também é compositor, trompetista, professor e instrumentista com mais de três décadas de constante atuação.