Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia mais
Boa Tarde Bem-Vindo a Freenote, Login ou Crie sua conta
Boa Tarde Bem-Vindo a Freenote, Login ou Crie sua conta
Ensina como escrever para variadas formações instrumentais, desde as técnicas simples até as mais sofisticadas. Mesmo tratando-se de um assunto complexo, o livro é de fácil assimilação, com exposição de um texto simples apoiado pela gravação dos exemplos. Este trabalho é apresentado em três volumes, incluindo audio online, com praticamente todos os elementos do livro, gravados por músicos de destaque no panorama brasileiro como Ricardo Silveira (violão), Cristovão Bastos (piano), Pascoal Meirelles (bateria), Carlos Malta (flauta e sax), Vittor Santos (trombone), entre outros.
Audio Online
Vitale
ÍNDICE
1 º PARTE - PRELIMINARES
ELEMENTOS DA MÚSICA
Escala geral
Clave
Oitavas, regiões, notas.
Sinais de Alteração / Tom e Semitom
Escalas
Escala maior
Escala menor natural
Escala menor harmônica
Escala menor melódica
Modos naturais
Intervalos
Ciclo das quintas
O ciclo
Relação entre as tonalidades
Os modos naturais e a armadura de clave
Escala Cromática
Escala cromática maior
Esclala cromática menor
Acordes
Definições
Tríades
Tétrades
Acordes de sexta
Inversão dos acordes
Notação musical
Comentário
Melodia
Ritmo
Sinais de repetição
INSTRUMENTOS
Classificação pela emissão / Quadro de extensão e transposição /Os instrumentos mais usados, extensão e transposição
FORMA
Foma da música
Foma simples
Forma lied
lied com introdução
Forma rondó
Forma livre
Forma do arranjo / Vocabulário de música anotada
2ª PARTE - BASE, MAIS UMA E DUAS MELODIAS
A SEÇÃO RÍTMICO-HARMÔNICA ( BASE)
A base / Contrabaixo
Guitarra e teclados
Uso melódico
Uso harmônico
Algumas observações sobre notação e cifragem
Bateria e percussão
MELODIA
Ativação rítmica da melodia
Pulsação sincopada brasileira
Pulsação sincopada centro - americana
Pulsação swingada
Pulsação funkeada
MELODIA A DOIS
Contracanto
Linha do baixo
Linha intermediária
Contracanto passivo
Análise melódica
Simbologia
A função melódica
Série harmônica
A relação melodia-harmonia
Exemplos e exercícios de contracanto e análise melódica
Contracanto passivo
Contracanto ativo
Melodia em bloco a dois
Melodia em bloco
Em bloco a dois
Ao compor a segunda voz
Pontos harmônicos e pontos de linha
Movimento relativo das vozes
Paralelismo
A mistura do paralelismo com os movimentos contrário e oblíquo
PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DO ARRANJO
Planejamento
Propósito
Recursos
Características
Elaboração / Arranjo elaborado / Comentários