ARRANJO - MÉTODO PRÁTICO - Ian Guest - KIT COM 3 VOLUMES

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Disponibilidade: Em estoque

Código: AMPIKIT

Editora: Vitale

Idioma: Português

Autor/Artista: Ian Guest

Instrumento: Todos

Formato: 3 Livros

KIT COM OS 3 VOLUMES

Ensina como escrever para variadas formações instrumentais, desde as técnicas simples até as mais sofisticadas. Mesmo tratando-se de um assunto complexo, o livro é de fácil assimilação, com exposição de um texto simples apoiado pela gravação dos exemplos. Este trabalho é apresentado em três volumes, incluindo um CD que acompanha o primeiro deles, com praticamente todos os elementos do livro, gravados por músicos de destaque no panorama brasileiro como Ricardo Silveira (violão), Cristovão Bastos (piano), Pascoal Meirelles (bateria), Carlos Malta (flauta e sax), Vittor Santos (trombone), entre outros.

Acompanha CD - extensivo aos 3 volumes

Vitale

Volume 1

ÍNDICE

 1 º PARTE - PRELIMINARES

ELEMENTOS DA MÚSICA
Escala geral
Clave
Oitavas, regiões, notas.

Sinais de Alteração / Tom e Semitom

Escalas
Escala maior
Escala menor natural
Escala menor harmônica
Escala menor melódica
Modos naturais

Intervalos
Ciclo das quintas
O ciclo
Relação entre as tonalidades
Os modos naturais e a armadura de clave

Escala Cromática
Escala cromática maior
Esclala cromática menor

Acordes
Definições
Tríades
Tétrades
Acordes de sexta
Inversão dos acordes

Notação musical
Comentário
Melodia
Ritmo
Sinais de repetição

INSTRUMENTOS

Classificação pela emissão / Quadro de extensão e transposição /Os instrumentos mais usados, extensão e transposição

FORMA

Foma da música
Foma simples
Forma lied
lied com introdução
Forma rondó
Forma livre

Forma do arranjo / Vocabulário de música anotada

2ª PARTE - BASE, MAIS UMA E DUAS MELODIAS

A SEÇÃO RÍTMICO-HARMÔNICA ( BASE)

A base / Contrabaixo

Guitarra e teclados
Uso melódico
Uso harmônico
Algumas observações sobre notação e cifragem

Bateria e percussão

MELODIA
Ativação rítmica da melodia
Pulsação sincopada brasileira
Pulsação sincopada centro - americana
Pulsação swingada
Pulsação funkeada

MELODIA A DOIS

Contracanto
Linha do baixo
Linha intermediária
Contracanto passivo

Análise melódica
Simbologia
A função melódica
Série harmônica
A relação melodia-harmonia

Exemplos e exercícios de contracanto e análise melódica
Contracanto passivo
Contracanto ativo

Melodia em bloco a dois
Melodia em bloco
Em bloco a dois
Ao compor a segunda voz
Pontos harmônicos e pontos de linha
Movimento relativo das vozes
Paralelismo
A mistura do paralelismo com os movimentos contrário e oblíquo

PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DO ARRANJO

Planejamento
Propósito
Recursos
Características

Elaboração / Arranjo elaborado / Comentários

Volume 2

ÍNDICE

3ª PARTE - ESCALAS DE ACORDE

INTRODUÇAO ÀS TÉCNICAS EM BLOCO

ANÁLISE HARMÔNICA

Tom maior
Acordes diatônicos
V secundário
II V secundário
Dominante
II sub V
Acordes siminutos e meio-diminutos

Tom menor
Acordes diatônicos
V e II V secundários
Acordes diminutos

Combinação dos tons maior e menor
AEM no tom maior
AEM no tom menor

Acordes de estrutura dominante sem a função dominante

Dominantes estendidos
Substituições

Modulação

ESCALAS DE ACORDE

Generalidades e definições
Critérios para a escolha das notas da escala de acorde
Construção da escala de acorde

Apresentação das escalas de acordes

4ª PARTE - TECNICAS MECANICAS EM BLOCO

TRÍADES A TRÊS E QUATRO VOZES

TÉTRADES A QUATRO VOZES

Uso restrito de notas de acorde
Posição cerrada
Posição aberta: drops

Uso de notas de acorde e de tensão harmônica

APROXIMAÇÃO HARMÔNICA
Generalidades / Aproximações / A elaboração de um naipe em bloco

POSIÇÃO LIVRE
Tétrades a três vozes / Posição espalhada

CONTRACANTO HARMONIZADO
Fundo melódico / Fundo percussivo

TÉTRADES A CINCO VOZES

Dobramento da melodia

Substituição do dobramento por tensão
Exposição
Quadro de substituições
Ilustração de substituições

DESENVOLVIMENTO DO ARRANJO

Arranjo completo elaborado

Roteiro da elaboração ( Comentários sobre o arranjo-exemplo)
Repertório
Instrumentação
Montagem
Plano
Decisão pelo tom
Elaboração
Partes acessórias
Acabamento

Volume 3

ÍNDICE

5º PARTE - TÉCNICAS NÃO-MECÂNICAS EM BLOCO

A ESTRURA EM QUARTAS

Técnicas para 3 a 6 vozes

Quartas a 5 vozes

Quartas a 4 vozes

Quartas a 3 vezes

Quartas a 6 vozes

 

Efeitos e emprego

Propriedades acústicas

Emprego de estrutura em quartas

Alguns cuidados

ESTRUTURA SUPERCERRADA

Técnicas para 3 a 6 vozes

Supercerrada a 5 vozes

Supercerrada a 4 vozes

Supercerrada a 3 vozes

Supercerrada a 6 vozes

TRÍADES DE ESTRUTURA SUPERIOR (TES)

Técnicas para 3 a 6 vozes

Tríade de estrutura a 5 vozes

Tríade de estrutura a 6 vozes

Tríade de estrutura a 4 vozes

Tríade de estrutura a 3 vozes

 

Eleito e emprego

TES em seqüência, durante um trecho

TES em pontos ou fragmentos isolados

 

6º PARTE - TÉCNICA LINEAR EM BLOCO

 

PONTOS HARMÔNICOS

 

Preliminares

Localização dos pontos harmônicos

Riqueza X Brandura

Classificação dos intervalos pela dissonância

 

Estrutura Som de escala, com riqueza intervalar(RI) e tamanho planejados

Escalas de acordes mais usados

Dissonância em escalas de acordes

Estrutura e montagem do acorde com riqueza intervalar

 

LINHAS

 

Características / Escalas inventadas

 

UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA LINEAR

 

7º PARTE - REARMONIZAÇÃO PARA ARRANJO

 

REARMONIZAÇÃO FUNCIONAL

 

Conceito / Quadro funcional

 

Elaboração

Rearmonização funcional sem mudar de tônica

Rearmonização funcional completa

Tom menor: uso do quadro funcional no tom relativo e anti-relativo

 

REARMONIZAÇÃO POR DOMINANDTES ESTENDIDOS

 

Conceito / Elaboração

 

REARMONIZAÇÃO MODAL

 

A música modal / Modalismo natural/ Rearmonizaçãp em modo natural / rearmonização em modo sintético / bimodalismo / rearmonização modal em blues

 

REARMONIZAÇÃP POR PRIORIDADE DE LINHAS E DE INTERVALOS

 

Intervalo constante

Linhas em intervalo constante com a melodia

Acordes em estrutura constante

 

Intervalos variados

Linha em intervalos seqüenciais com melodia

Acordes em estruturas seqüenciais

 

Linha prioritária do baixo / tensão melódica prioritária em dom7