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Boa Tarde Bem-Vindo a Freenote, Login ou Crie sua conta
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Disponibilidade: Indisponível
Código: AMPIKIT
Editora: Vitale
Idioma: Português
Autor/Artista: Ian Guest
Instrumento: Todos
Formato: 3 Livros
KIT COM OS 3 VOLUMES
Ensina como escrever para variadas formações instrumentais, desde as técnicas simples até as mais sofisticadas. Mesmo tratando-se de um assunto complexo, o livro é de fácil assimilação, com exposição de um texto simples apoiado pela gravação dos exemplos. Este trabalho é apresentado em três volumes, incluindo um CD que acompanha o primeiro deles, com praticamente todos os elementos do livro, gravados por músicos de destaque no panorama brasileiro como Ricardo Silveira (violão), Cristovão Bastos (piano), Pascoal Meirelles (bateria), Carlos Malta (flauta e sax), Vittor Santos (trombone), entre outros.
Acompanha CD - extensivo aos 3 volumes
Vitale
Volume 1
ÍNDICE
1 º PARTE - PRELIMINARES
ELEMENTOS DA MÚSICA
Escala geral
Clave
Oitavas, regiões, notas.
Sinais de Alteração / Tom e Semitom
Escalas
Escala maior
Escala menor natural
Escala menor harmônica
Escala menor melódica
Modos naturais
Intervalos
Ciclo das quintas
O ciclo
Relação entre as tonalidades
Os modos naturais e a armadura de clave
Escala Cromática
Escala cromática maior
Esclala cromática menor
Acordes
Definições
Tríades
Tétrades
Acordes de sexta
Inversão dos acordes
Notação musical
Comentário
Melodia
Ritmo
Sinais de repetição
INSTRUMENTOS
Classificação pela emissão / Quadro de extensão e transposição /Os instrumentos mais usados, extensão e transposição
FORMA
Foma da música
Foma simples
Forma lied
lied com introdução
Forma rondó
Forma livre
Forma do arranjo / Vocabulário de música anotada
2ª PARTE - BASE, MAIS UMA E DUAS MELODIAS
A SEÇÃO RÍTMICO-HARMÔNICA ( BASE)
A base / Contrabaixo
Guitarra e teclados
Uso melódico
Uso harmônico
Algumas observações sobre notação e cifragem
Bateria e percussão
MELODIA
Ativação rítmica da melodia
Pulsação sincopada brasileira
Pulsação sincopada centro - americana
Pulsação swingada
Pulsação funkeada
MELODIA A DOIS
Contracanto
Linha do baixo
Linha intermediária
Contracanto passivo
Análise melódica
Simbologia
A função melódica
Série harmônica
A relação melodia-harmonia
Exemplos e exercícios de contracanto e análise melódica
Contracanto passivo
Contracanto ativo
Melodia em bloco a dois
Melodia em bloco
Em bloco a dois
Ao compor a segunda voz
Pontos harmônicos e pontos de linha
Movimento relativo das vozes
Paralelismo
A mistura do paralelismo com os movimentos contrário e oblíquo
PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DO ARRANJO
Planejamento
Propósito
Recursos
Características
Elaboração / Arranjo elaborado / Comentários
Volume 2
ÍNDICE
3ª PARTE - ESCALAS DE ACORDE
INTRODUÇAO ÀS TÉCNICAS EM BLOCO
ANÁLISE HARMÔNICA
Tom maior
Acordes diatônicos
V secundário
II V secundário
Dominante
II sub V
Acordes siminutos e meio-diminutos
Tom menor
Acordes diatônicos
V e II V secundários
Acordes diminutos
Combinação dos tons maior e menor
AEM no tom maior
AEM no tom menor
Acordes de estrutura dominante sem a função dominante
Dominantes estendidos
Substituições
Modulação
ESCALAS DE ACORDE
Generalidades e definições
Critérios para a escolha das notas da escala de acorde
Construção da escala de acorde
Apresentação das escalas de acordes
4ª PARTE - TECNICAS MECANICAS EM BLOCO
TRÍADES A TRÊS E QUATRO VOZES
TÉTRADES A QUATRO VOZES
Uso restrito de notas de acorde
Posição cerrada
Posição aberta: drops
Uso de notas de acorde e de tensão harmônica
APROXIMAÇÃO HARMÔNICA
Generalidades / Aproximações / A elaboração de um naipe em bloco
POSIÇÃO LIVRE
Tétrades a três vozes / Posição espalhada
CONTRACANTO HARMONIZADO
Fundo melódico / Fundo percussivo
TÉTRADES A CINCO VOZES
Dobramento da melodia
Substituição do dobramento por tensão
Exposição
Quadro de substituições
Ilustração de substituições
DESENVOLVIMENTO DO ARRANJO
Arranjo completo elaborado
Roteiro da elaboração ( Comentários sobre o arranjo-exemplo)
Repertório
Instrumentação
Montagem
Plano
Decisão pelo tom
Elaboração
Partes acessórias
Acabamento
Volume 3
ÍNDICE
5º PARTE - TÉCNICAS NÃO-MECÂNICAS EM BLOCO
A ESTRURA EM QUARTAS
Técnicas para 3 a 6 vozes
Quartas a 5 vozes
Quartas a 4 vozes
Quartas a 3 vezes
Quartas a 6 vozes
Efeitos e emprego
Propriedades acústicas
Emprego de estrutura em quartas
Alguns cuidados
ESTRUTURA SUPERCERRADA
Técnicas para 3 a 6 vozes
Supercerrada a 5 vozes
Supercerrada a 4 vozes
Supercerrada a 3 vozes
Supercerrada a 6 vozes
TRÍADES DE ESTRUTURA SUPERIOR (TES)
Técnicas para 3 a 6 vozes
Tríade de estrutura a 5 vozes
Tríade de estrutura a 6 vozes
Tríade de estrutura a 4 vozes
Tríade de estrutura a 3 vozes
Eleito e emprego
TES em seqüência, durante um trecho
TES em pontos ou fragmentos isolados
6º PARTE - TÉCNICA LINEAR EM BLOCO
PONTOS HARMÔNICOS
Preliminares
Localização dos pontos harmônicos
Riqueza X Brandura
Classificação dos intervalos pela dissonância
Estrutura Som de escala, com riqueza intervalar(RI) e tamanho planejados
Escalas de acordes mais usados
Dissonância em escalas de acordes
Estrutura e montagem do acorde com riqueza intervalar
LINHAS
Características / Escalas inventadas
UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA LINEAR
7º PARTE - REARMONIZAÇÃO PARA ARRANJO
REARMONIZAÇÃO FUNCIONAL
Conceito / Quadro funcional
Elaboração
Rearmonização funcional sem mudar de tônica
Rearmonização funcional completa
Tom menor: uso do quadro funcional no tom relativo e anti-relativo
REARMONIZAÇÃO POR DOMINANDTES ESTENDIDOS
Conceito / Elaboração
REARMONIZAÇÃO MODAL
A música modal / Modalismo natural/ Rearmonizaçãp em modo natural / rearmonização em modo sintético / bimodalismo / rearmonização modal em blues
REARMONIZAÇÃP POR PRIORIDADE DE LINHAS E DE INTERVALOS
Intervalo constante
Linhas em intervalo constante com a melodia
Acordes em estrutura constante
Intervalos variados
Linha em intervalos seqüenciais com melodia
Acordes em estruturas seqüenciais
Linha prioritária do baixo / tensão melódica prioritária em dom7