O BERIMBAU - Luiz Roberto Sampaio e Alexandre Damaria

Ritmos e Instrumentos do Brasil
R$ 49,99

Disponibilidade: Indisponível

Código: LROB

Editora: Independente

Idioma: Português / Inglês

Autor/Artista: Luiz Roberto Sampaio e Alexandre Damaria

Instrumento: Berimbau

Formato: Livro / DVD

Share |


 

Em O Berimbau - Ritmos e Instrumentos do Brasil, nós autores, achamos por bem privilegiar os exercícios, estudos e composições, em vez de toques e ritmos executados pelo Berimbau, tendo em vista que outros bons livros já editados traduzem com precisão todo o grande repertorio da música tradicional da Capoeira. Dessa forma, esperamos cada vez mais aproximar o leitor deste instrumento habitualmente usado na percussão brasileira – não apenas na roda da Capoeira.

ACOMPANHA DVD


Sinopse Original:

Em “O Berimbau - Ritmos e Instrumentos do Brasil”, nós autores, achamos por bem privilegiar os exercícios, estudos e composições, em vez de toques e ritmos executados pelo Berimbau, tendo em vista que outros bons livros já editados traduzem com precisão todo o grande repertorio da música tradicional da Capoeira. Dessa forma, esperamos cada vez mais aproximar o leitor deste instrumento habitualmente usado na percussão brasileira – não apenas na roda da Capoeira.
     
Procuramos focar este método na técnica e nos vários exercícios que criamos para aprimorar a performance em seu conjunto. Por exemplo: aproximar e afastar a cabaça contra a barriga; encostar ou apertar a pedra no arame com força (pressionando-o), tocá-lo apenas de leve (relar) ou simplesmente desencostá-la (distensionar o arame); além de exercícios importantes de coordenação motora e de independência do caxixi.

 Nenhum outro instrumento musical necessita de tanta movimentação atrelada a uma destreza excepcional, à agilidade e à coordenação motora, necessárias para que as duas mãos, de forma articulada, consigam obter e aproveitar a sonoridade excepcional que o berimbau oferece.
     
Essas e outras questões técnicas fazem do nosso tradicional e excepcional instrumento, único no universo da percussão brasileira – quiçá mundial. Em vista disso, convidamos todos a conhecer nossa fantástica experiência em “redescobrir” o Berimbau.