MARCO PEREIRA - Cadernos de Harmonia Para Violão - Vols. 1, 2 e 3 - KIT

R$ 239,97 R$ 215,99

Disponibilidade: Em estoque

Código: MPCHKIT

Editora: Garbolights

Idioma: Português

Autor/Artista: MARCO PEREIRA

Instrumento: Violão

Formato: 3 Livros / 3 CDs / C1, 131 pág / C2, 138 pág / C3, 130 pág

Cadernos de Harmonia para violão é o resultado de 25 anos de experiência como professor de Harmonia e dedicação (e extremo dom) ao violão. A série, em três volumes, oferece aos violonistas um material didático sobre Harmonia Tonal e Modal que procura iluminar os caminhos do complexo mundo de acordes e escalas. O foco principal incide sobre a estética da linguagem jazzística e seus desdobramentos, sem perder a referência da prática harmônica consagrada na música européia do século XIX e do início do século XX.
Os elementos teóricos devem ser encarados como uma ferramenta de compreensão do processo harmônico e devem estar sempre associados à percepção e à prática no instrumento. O pensar, ouvir e tocar devem ser o alicerce do músico.

Garbolights

Caderno 1

- Introdução - 07
- Sons Harmônicos - 10
- Intervalos - 14
- Formação de Acordes - 17
- Escalas Tonais - 18
- Tétrades - 26
- Complementos Harmônicos - 33
- Cifras - 36
- Inversões - 42
- Estado, Apresentação e Posição dos Acordes - 47
- Tríades - 51
- Intervalos da Harmonia Tonal - 56
- Sistema Tonal - 59
- Tensões da Harmonia Tonal - 62
- Funções Tonais - 66
- Principais Cadências - 67
- Dominantes Secundárias - 69
- Família de Acordes Maiores - 78
- Família de Acordes Menores - 82
- Família de Acordes Dominantes - 92
- Família de Acordes Meio-Diminutos - 107
- Família de Acordes Diminutos - 111
- Apêndice - Exercícios - 120

Caderno 2

Movimento de vozes
Encadeamentos: condução das vozes
Linhas de contracanto
Resoluções excepcionais do acorde de sétima da dominante
Resoluções das dominantes com dois trítonos
Acordes dominantes tipo 7( b5)
Acordes diminutos dominantes
Resoluções por aproximação cromática
Cadência circular
Outras escalas tonais
Escala menor harmônica b2 (napolitana menor)
Escala menor melódica b2 (napolitana maior)
Escala maior harmônica b2
Escala maior b2
Escala cigana
Cadências características
Cadência napolitana
Cadência alemã
Cadência francesa
Cadência picarda
Notas características
Retardos
Notas de passagem
Apojaturas
Bordaduras
Baixo pedal
Campo tonal
Rearmonização
Naipe harmônico
Modulação
Modulação aos graus da escala
Modulação com cadência picarda
Modulação com resoluções excepcionais
Modulação por reinterpretação dos acordes com dois trítonos
Modulação pela cadência napolitana
Modulação por marcha harmônica

Caderno 3

Harmonia Modal
Modos da escala maior
Modos da escala menor melódica
Modos da escala menor harmônica e maior harmônica
Acordes modais
Acordes modais – Cifras
Modos da escala maior
Jônio
Dórico
Frígio
Lídio
Mixolidio
Eólio
Modos da escala menor melódica
Menor melódica
Frígio 6M
Lídio aumentado
Lídio Dominante
Mixolídio b13
Lócrio 2M
Super Lócrio
Modos Pentatônicos
Escalas Pentatônicas Maiores e Menores
Escalas Pentatônicas Asiáticas Tradicionais
Hirajoshi
Kumoi
Pelog
Outras Escalas Pentatônicas
Pentatônica maior b2
Pentatônica menor melódica b2
Pentatônica maior harmônica b2
Escala egípcia
Escala Japon\esa
Falsas Pentatônicas
Modos Blues
Escala blues maior e menor
Forma blues
Modos simétricos
Escala cromática
Escalas Hexatônicas
Escala Hexatônica Simétrica Dominante (Tons Inteiros)
Escala Hexatônica #2–b2
Escala Hexatônica b2–#2
Cadernos de Harmonia - Marco Pereira
Copyrights©Garbolights Produções Artísticas Ltda.
Escalas Octatônicas
Escala Octatônica Simétrica Dominante
Escala Octatônica Simétrica Diminuta
Modos das escalas harmônicas
Modos da menor harmônica e seus acordes
Modos da maior harmônica e seus acordes
Modos da menor harmônica b2
Modos da maior harmônica b2
Escalas Variadas
Escala espanhola de oito notas
Escala híbrida harmônica-natural
Escala húngara maior
Escala romena
Escala enigmática
Escala de tons inteiros com sensível
Escala de duas oitavas
Acordes por quartas
Acordes diatônicos por quartas
Estruturas por quartas nas escalas modais
Terceira parte: HARMONIA PÓS-TONAL
Harmonia pós-tonal
Outros acordes por terças
Acordes de 15ª e 17ª
Acordes de doze notas
Acordes por segundas
Acordes de quatro notas
Acordes de cinco ou mais notas
Clusters
Acordes por quintas, sextas e sétimas
Politonalismo e Atonalismo
Estruturas harmônicas no processo dodecafônico
Apêndice
Digitação de escalas
Relação escala-acorde