A TÉCNICA PIANÍSTICA: UMA ABORDAGEM CIENTÍFICA - Claudio Richerme

R$ 83,99

Disponibilidade: Em estoque

Código: MM20638

Editora: Musimed

Idioma: Português

Autor/Artista: Claudio Richerme

Instrumento: Piano

Formato: Livro / 320 páginas

UPC: 9788570920638

Uma das poucas, se não única obra sobre o assunto em português, este livro , tese de doutoramento do autor, apresenta soluções coerentes, embasadas cientificamente, para muitos problemas da técnica pianística. Analisa as mais conhecidas teorias sobre técnica, apontando erros científicos que passaram despercebidos até então.

Aspectos vitais da técnica pianística são aqui abordados de forma clara e precisa, tais como:
- a influência de vários tipos de toque no controle da sonoridade;
- relaxamento e coordenação muscular ;
- o peso do braço ;
- cansaço muscular por esforço repetitivo ;
- velocidade ;
- a didática da técnica e muitos outros. 

Musimed

Este livro apresenta soluções coerentes, embasadas cientificamente, para muitos problemas da técnica pianística. Analisa as mais conhecidas teorias sobre técnica, apontando erros científicos que passaram despercebidos até então. Aspectos vitais da tecnica pianística são aqui abordados de forma clara e precisa.

1. Breve histórico das teorias da técnica pianística

2. A sonoridade do piano
2.1. O toque e a qualidade tímbrica
2.2. A estética da qualidade tímbrica
2.3. O possível controle da sonoridade

3. Aspectos fisiológicos e mecânicos dos movimentos
3.1. As articulações
3.2. A combinação dos movimentos
3.3. Os músculos
3.4. Os nervos

4. Relaxamento e coordenação muscular
4.1. Conceito de relaxamento
4.2. Relaxar ou não relaxar
4.3. O peso do braço
4.4. A didática do relaxamento

5. A escolha e o controle dos movimentos da execução
5.1. Os movimentos e as coordenações musculares
5.2. Toque percussivo versus não percussivo
5.3. Os dedos 2º ao 5º – movimentos e coordenações básicos
5.4. O polegar
5.5. A posição básica da mão
5.6. Imobilidade e movimento do fulcro
5.7. Legato, non legato e perlé
5.8. Movimento contra-peso
5.9. Velocidade
5.10. O braço como playing-unit
5.10.1. Playing-units maiores que o dedo
5.10.2. O movimento passivo de pulso
5.10.3. Translação lateral da playing-unit
5.10.4. Velocidade e movimento passivo de pulso
5.10.5. Aplicações do movimento passivo de pulso
5.11. Staccato e notas repetidas
5.12. O antebraço como playing-unit em movimentos de pronação-supinação
5.13. Os pedais

6. Uma didática para a técnica pianística
6.1. Técnica e musicalidade
6.2. A didática da posição básica
6.3. A didática da coordenação dos dedos
6.4. Legato e perlé
6.5. Notas repetidas de dedo
6.6. Posição plana, terças e quartas
6.7. Passagem do polegar, escalas e arpejos
6.8. A liberação do peso e a força bem aplicada – exercício para os flexores dos dedos
6.9. Velocidade
6.10. Movimento passivo de pulso
6.11. Oitavas e acordes
6.12. Rotação axial do antebraço
6.13. Exercícios para abertura e amplitude de movimentos
6.13.1. Abertura passiva dos dedos 2º ao 5º
6.13.2. Abertura e flexão passiva do polegar
6.13.3. Extensão ativa do 4º dedo
6.14. A técnica diária