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Informativa e imersiva, esta história da música ocidental se orienta pelas transformações sociais da noção de tempo ao longo dos séculos. Paul Griffiths mostra como a evolução das formas musicais no ocidente sempre acompanhou percepções de diferentes temporalidades, desde a eternidade divina dos céus até o nanossegundo do computador. Em 24 capítulos breves, são apresentados compositores e intérpretes, teorias e obras, mas também discussões e ideias em constante movimento sobre o que é música e qual sua função, em uma narrativa envolvente. Seu estudo recua à pré-história, registrando flautas feitas de escápulas, datadas de 9.000-8.000 anos atrás. Griffiths analisa os fundamentos da música grega, o surgimento da notação musical e da partitura e chega até as inovações formais no século 21, indicando as correspondentes transformações do conceito de tempo. A narrativa nos transporta para aldeias neolíticas, igrejas medievais, salões de cortes europeias, teatros de ópera e palcos contemporâneos.
Quina Editora
Informativa e imersiva, esta história da música ocidental se orienta pelas transformações sociais da noção de tempo ao longo dos séculos. Paul Griffiths mostra como a evolução das formas musicais no ocidente sempre acompanhou percepções de diferentes temporalidades, desde a eternidade divina dos céus até o nanossegundo do computador.
Em 24 capítulos breves, são apresentados compositores e intérpretes, teorias e obras, mas também discussões e ideias em constante movimento sobre o que é música e qual sua função, em uma narrativa envolvente.
Seu estudo recua à pré-história, registrando flautas feitas de escápulas, datadas de 9.000-8.000 anos atrás. Griffiths analisa os fundamentos da música grega, o surgimento da notação musical e da partitura e chega até as inovações formais no século 21, indicando as correspondentes transformações do conceito de tempo. A narrativa nos transporta para aldeias neolíticas, igrejas medievais, salões de cortes europeias, teatros de ópera e palcos contemporâneos.
Uma história concisa da música ocidental oferece uma introdução acessível a estudantes e interessados, sem notas de rodapé e com o mínimo de termos técnicos, todos definidos em glossário. Ao mesmo tempo, sua abordagem criativa e rigorosa torna o livro valioso para professores e músicos.
A edição traz ainda recomendações de leituras e gravações para cada um dos capítulos.