ART OF WALKING BASS - Bob Magnusson

R$ 119,99

Disponibilidade: Em estoque

Código: 00695168

Editora: Hal Leonard

Idioma: Inglês

Autor/Artista: Bob Magnusson

Instrumento: Baixo Elétrico e Acústico

Formato: Livro / Audio Online / Partitura e Tablatura / 64 páginas

UPC: 073999951684

O trabalho tem início com uma breve abordagem do autor sobre harmonia tetrádica (origem da escala, modos dos acordes e inversões). A estrutura didática abordada a seguir refere-se ao uso das tríades sobre clichês harmônicos baseados nos moldes IV-V-I, amplamente utilizada no blues e no rock. O assunto prossegue com diversos exemplos contendo dobramentos e inversões. Com esta base harmônica fornecida ao estudante, o autor aborda a progressão II-V-I, uma das mais usuais no blues, rock e jazz. Passagens diatônicas, cromáticas, passagens envolvendo bitonalidades, antecipações da fundamental, terça, quinta e sétima, chromatic surround (notas de passagem meio tom acima da fundamental do próximo acorde acrescidas no acorde anterior) também fazem parte do material. O autor finaliza os trabalhos abordando ainda o uso da progressão IIm7-V7-Im7, blues menores e progressões harmônicas. Acompanha ainda audio online contendo exemplos de todos os estudos abordados em cada assunto com as participações de Mike Wofford (piano) e Peter Erskine (bateria). Material obrigatório para alunos, professores e estudiosos que habitam o mundo dos graves!

Audio Online

Musicians Institute

Sinopse Original:

This comprehensive source for learning to build melodic walking bass lines in all styles pulls together lessons from MI elective courses. The audio includes 31 full-band tracks and demonstrates the exercises in the book. Topics covered include: intervals, chord symbols, and key centers; passing tones, chromatic tones, surround tones, sequences, and bypassing changes; blues, rhythm changes, II-V-I progressions, and other common progressions. In standard notation and TAB.

Comentário:

Jovens baixistas que iniciam seus estudos no mundo dos graves se deparam com a antológica expressão "Walking Bass Lines". "Que diabos é isto?", você deve estar se perguntando... A expressão foi cunhada a partir dos primeiros desenvolvimentos da linguagem do contrabaixo acústico (bem antes do surgimento do baixo elétrico) no final dos anos 20, onde paulatinamente, o gigante foi substituindo a tuba nas orquestras e estúdios de gravação. A palavra walking é atribuída ao sentimento, ao movimento no decorrer da execução de uma linha de baixo, comumente atribuído a quatro notas por compasso, um dos pilares do desenvolvimento da linguagem dos graves, utilizado amplamente no blues, rock e jazz.

Apesar de muitos associarem o termo somente a linhas na qual possuam ingredientes rítmicos inseridos na forma de quatro notas por compassos, o termo walking bass pode ser atribuído em diversos contextos musicais como o country, pop, música latina e outras estruturas. E é justamente neste segmento que a Hal Leonard lança a obra The Art of Walking Bass, de autoria de Bob Magnusson. 

O trabalho tem início com uma breve abordagem do autor sobre harmonia tetrádica (origem da escala, modos dos acordes e inversões). A estrutura didática abordada a seguir refere-se ao uso das tríades sobre clichês harmônicos baseados nos molde IV-V-I, amplamente utilizada no blues e no rock. O assunto prossegue com diversos exemplos contendo dobramentos e inversões. Com esta base harmônica fornecida ao estudante, o autor aborda a progressão II-V-I, uma das mais usuais no blues, rock e jazz. Passagens diatônicas, cromáticas, passagens envolvendo bitonalidades, antecipações da fundamental, terça, quinta e sétima, chromatic surround (notas de passagem meio tono acima da fundamental do próximo acordes acrescidas no acorde anterior) também fazem parte do material. O autor finaliza os trabalhos abordando ainda o uso da progressão IIm7-V7-Im7, blues menores e progressões harmônicas. Acompanha ainda um CD contendo exemplos de todos os estudos abordados em cada assunto com as participações de Mike Wofford (piano) e Peter Erskine (bateria). Material obrigatório para alunos, professores e estudiosos que habitam o mundo dos graves! - "Nilton Wood"

Autor: O autor nasceu na cidade de Nova York em 1947. Aos 12 anos ele descobriu a guitarra, apaixonando-se logo em seguida pelo contrabaixo elétrico, onde iniciou seus trabalhos tocando em bandas de rock. Em 1965 Bob se mudou para San Diego, aonde chegou a fazer parte de um dos grandes trabalhos do mestre Miles Davis: Miles Davis's Kind of Blue. Em 1968 ele se juntou ao lendário baterista Buddy Rich onde formou um grupo para excursionar por diversas localidades dos Estados Unidos. Em seu currículo ainda contam trabalhos ao lado de lendas como Sarah Vaughan Trio, o baterista Jimmy Cobb, The Art Quartet, Benny Golson Quartet e Joe Farrell Quartet. Magnusson ainda lecionou na prestigiosa Musician Institute entre 1977 e 1996. Atualmente, ele é um dos mais renomados músicos de estúdio dos Estados Unidos, gravando ao lado de ícones como Madonna, Jimmy Heath, Joe Henderson e Neil Diamond. Em 1983 ele foi honrado pela comunidade dos músicos americanos, no renomado premio de baixistas do ano, evento anual que acontece no San Diego Hall, na Califórnia. O pianista Mike Wofford possui igualmente vários prêmios por suas impecáveis atuações ao lado de nomes como Stan Getz, Joe Henderson e diretor musical da renomada Ella Fitzgerald. O baterista Peter Erskine dispensa apresentações. Seu impecável currículo inclui nomes como Weather Report, Michael Brecker, Steely Dan, Chick Corea entre muitos outros artistas de grande peso na história da música.