MÉTODO DE COMPOSIÇÃO POPULAR - Olmir Stocker

Diferentes Formas de Harmonizar (Harmônico & Melódico)
R$ 49,99

Disponibilidade: Em estoque

Código: MDCP

Editora: Olmir Stocker

Idioma: Português/Inglês

Autor/Artista: Olmir Stocker (Alemão)

Instrumento: Todos

Formato: Livro - Partitura - 90 Páginas

"Método de Composição Popular" de Olmir Stocker é um dos caminhos mais brilhantes para despertar a percepção e desenvolver as aptidões harmônicas. Mostra passo a passo como harmonizar temas comuns em oito maneiras completamente diferentes, com resultados instigantes e muito criativos, o leitor/estudante tem uma aplicação prática de como pode ser estruturado e como é vasto o estudo da harmonia. A forma  como o autor mostra cada exemplo, em páginas triplas, que vão se abrindo conforme o estudante vai colocando suas ideias, é brilhante, pois mostra uma necessidade incrível de fazer valer o talento e a criatividade do estudante desde o começo de um estudo. O autor ainda enfatiza que é a própria harmonia que sugere o estilo rítmico que deve ser aplicado nos 21 temas propostos e nos 10 exercícios finais, que são muito bem construídos.

Comentário:

Um livro excelente, em todos os sentidos. Com uma didática muito boa, um dos maiores nomes da guitarra brasileira, Olmir Sotcker, conhecido também carinhosamente pelo público como "Alemão", lança de forma independente este que é um dos métodos mais originais já criados no Brasil.

Com um papel de primeira qualidade, impresso com clareza e muito bem diagramado, "Método de Composição Popular" traz uma luz sobre a necessidade de se estudar a improvisação "harmônica" dentro do universo sonoro de um guitarrista e violonista. Alemão mostra passo a passo como harmonizar temas comuns em oito maneiras completamente diferentes, com resultados instigantes e muito criativos, o leitor/estudante tem uma aplicação prática de como pode ser estruturado e como é vasto o estudo da harmonia.

Como o próprio autor diz no livro, os exemplos melódicos são simples, e "nada mais são do que a mina de onde irá brotar a água, transformando-se em córregos e criando rios imensos". Nada mais verdadeiro do que essa analogia poética tão bem colocada por Stocker, ele mesmo um criador de rios melódicos e harmônicos tão ricos e cheios da verdadeira "harmonia".

A forma  como o autor mostra cada exemplo, em páginas triplas, que vão se abrindo conforme o estudante vai colocando suas idéias, é brilhante, pois mostra uma necessidade incrível de fazer valer o talento e a criatividade do estudante desde o começo de um estudo. O autor ainda enfatiza que é a própria harmonia que sugere o estilo rítmico que deve ser aplicado nos 21 temas propostos e nos 10 exercícios finais, que são muito bem construídos.

"Método de Composição Popular" de Olmir Stocker é enfim, um dos caminhos mais brilhantes para despertar a percepção e desenvolver as aptidões harmônicas já criados no Brasil. Um livro definitivo, que deveria ser adotado em todas as escolas e universidades de música deste vasto país, para o bem de todos nós, profissionais, amantes, eternos estudantes e ouvintes de música.

André Martins