Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia mais
Bom Dia Bem-Vindo a Freenote, Login ou Crie sua conta
Bom Dia Bem-Vindo a Freenote, Login ou Crie sua conta
O Método 3 veio trazer as informações necessárias para um repertório com uma harmonia mais rica e moderna, com acordes de 7ªs e 9ªs, como o repertório dos Song-Books e Real-Books. Nele aprofundamos ainda mais o estudo de arranjo pois cada uma das partes que compõe as músicas é orientada de forma diferente e por isso dão uma dinâmica interessante ao arranjo que se complementa com introduções, passagens e finais.
ACOMPANHA CD
Editora: Som & Arte
123 Páginas
Sinopse Original:
O Método 3 veio trazer as informações necessárias para um repertório com uma harmonia mais rica e moderna, com acordes de 7ªs e 9ªs, como o repertório dos Song-Books e Real-Books.
Nele aprofundamos ainda mais o estudo de arranjo pois cada uma das partes que compõe as músicas é orientada de forma diferente e por isso dão uma dinâmica interessante ao arranjo que se complementa com introduções, passagens e finais.
São dados elementos para que você se desenvolva com uma consciência teórica e musical daquilo que está tocando e, com o tempo, ganhe habilidade para fazer seus arranjos de maneira mais espontânea, sem ficar dependente da leitura. Assim você não será apenas um intérprete, mas um músico pensante que interage com a música e participa de sua instrumentação.
A primeira parte do livro traz toda informação teórica que iremos usar e exercícios escritos e práticos para que sejam bem assimilados:
- Harmonia: tétrades (acordes com 4 sons), 9ªs nos acordes dominantes, campo harmônico dos modos maior diatônico, menor natural e menor harmônico
- Para a mão esquerda: novos padrões de acompanhamentos num total de 9 estilos musicais: canções, canções ternárias, boleros, choro-canção ou samba-canção, baião, swing, bossa-nova, samba e choro.
- Para a mão direita: harmonização de melodias com tétrades, com 9ªs nos acordes dominantes. e melodia dobrada com tétrade no meio.
- Para as duas mãos: distribuição de acordes, instrumentação em bloco fechado e aberto, walking-bass e baixo-pedal.
A segunda parte traz um texto explicativo sobre a concepção do arranjo e o repertório propriamente dito. No final há uma importante tabela-resumo dos padrões rítmicos com suas variações, uma tabela de acordes e sugestões de outros temas da mesma família rítmica que poderão ser instrumentados da mesma forma.