Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia mais

ROCK - Ritmos e Exercícios para todas as Vertentes do Rock na Bateria - André Gonzales

R$ 79,99

Disponibilidade: Em estoque

Código: AGRO94696

Editora: Vitta Books

Idioma: Português

Autor/Artista: André Gonzales

Instrumento: Bateria

Formato: Livro Físico / Partituras / 143 páginas

UPC: 9786500394696

O rock foi minha primeira paixão na música. Na verdade, foi tocando rock que comecei minha jornada na bateria, em 1982, com minhas primeiras aulas na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, e na primeira bandinha, junto a meus amigos Alexandre Rangon e Marcelo Benites. Tocávamos o que nossos pais ouviam e nos mostravam – Beatles, Led Zeppelin, Jimi Hendrix, Creedence Clearwater Revival, Chicago, Eric Clapton etc. – e também sons que estavam acontecendo naquele momento, como The Police, Rush, Duran Duran e, claro, as músicas do boom do rock nacional dos anos 80. Eventualmente acabei até tocando com alguns destes ídolos, como O Terço, Celso Pixinga e Andy Timmons. O embrião deste livro começou a ser escrito em 1989 e foi sendo aprimorado em minhas aulas através de todos estes anos. Seus 30 capítulos incluem informações importantes a todos os bateristas que toquem rock (sejam iniciantes, amadores ou profissionais), incluindo ritmos variados, viradas, abertura de chimbal, condução dupla, variações de condução, exercícios de independência, ritmos e viradas com ghost notes; shuffle; ritmos com tercinas e sextinas; compassos mistos e compostos; ritmos lineares; ritmos e viradas baseados em rudimentos; polirritmos e chimbal splash. Espero que este livro lhe conduza na divertida, prazerosa e libertadora experiência de tocar rock na bateria.
Bons estudos!

O rock foi minha primeira paixão na música. Na verdade, foi tocando rock que comecei minha jornada na bateria, em 1982, com minhas primeiras aulas na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, e na primeira bandinha, junto a meus amigos Alexandre Rangon e Marcelo Benites. Tocávamos o que nossos pais ouviam e nos mostravam – Beatles, Led Zeppelin, Jimi Hendrix, Creedence Clearwater Revival, Chicago, Eric Clapton etc. – e também sons que estavam acontecendo naquele momento, como The Police, Rush, Duran Duran e, claro, as músicas do boom do rock nacional dos anos 80. Eventualmente acabei até tocando com alguns destes ídolos, como O Terço, Celso Pixinga e Andy Timmons. O embrião deste livro começou a ser escrito em 1989 e foi sendo aprimorado em minhas aulas através de todos estes anos. Seus 30 capítulos incluem informações importantes a todos os bateristas que toquem rock (sejam iniciantes, amadores ou profissionais), incluindo ritmos variados, viradas, abertura de chimbal, condução dupla, variações de condução, exercícios de independência, ritmos e viradas com ghost notes; shuffle; ritmos com tercinas e sextinas; compassos mistos e compostos; ritmos lineares; ritmos e viradas baseados em rudimentos; polirritmos e chimbal splash. Espero que este livro lhe conduza na divertida, prazerosa e libertadora experiência de tocar rock na bateria.
Bons estudos!

PREFÁCIO

FRED BARLEY


“Quando fui convidado pelo André para escrever algumas palavras sobre seu novo livro de bateria Rock: Ritmos e Exercícios para Todas as Vertentes doRock na Bateria me senti muito honrado e ao mesmo tempo com uma grande responsabilidade, não só pela própria história do rock mas como a do próprio André. Desde o começo da minha carreira, há muitos anos em São José dos Campos, já ouvia falar daquele prodígio baterista da capital paulista, que na época eu conhecia como Speedy Gonzales, e que viria a conhecer pessoalmente alguns anos depois quando me mudei pra São Paulo, tornando-se um amigo pessoal pelo qual tenho muito respeito e admiração. Como me considero um filho do rock - pois foi com ele que tive meu primeiro contato com a música e que iniciei minha vida musical – penso que este livro tem um valor cultural e educacional fundamental para qualquer baterista, sendo um dos mais completos tratados sobre esse maravilhoso gênero musical. O livro destila o assunto em suas inúmeras variações e subgêneros em 30 capítulos, propiciando ao baterista, seja estudante, amador ou profissional, uma verdadeira imersão no rock, que é um dos mais populares e prolíficos gêneros musicais desde a metade do século XX. Ao final de cada capítulo há também exercícios para o próprio aluno criar e escrever seus ritmos e grooves - estimulando assim a sua criatividade - além de sugestões de músicas para audição e aplicação direta do que foi anteriormente explicado. Eu mesmo, lendo a obra, aproveitei também para estudar e me reciclar, pois isso é fundamental na música e na vida: nunca parar de aprender, estudar, pensar e evoluir. Uma coisa eu posso afirmar com toda a certeza: esse é um livro indispensável!”

Fred Barley é baterista, compositor e professor de bateria. Foi 1º colocado no V Festival de Bateria do Vale do Paraíba-SP e já atuou com grandes nomes como Daevid Allen, Nuno Mindelis, Igor Prado e Violeta de Outono. Foi professor do núcleo de bateria no CLAM e integra as bandas Blues Beatles e a lendária O Terço.

PREFÁCIO

AQUILES PRIESTER


“Sabemos que o melhor caminho para a evolução do ser humano é a educação. Existem grandes músicos que são capazes de educar através da obra de suas bandas, onde seus admiradores extraem conteúdo e se motivam exercitando a forma de tocar de ouvido. Já outros conseguem ser parte de uma banda e também possuir uma carreira de educador, lançando produtos instrucionais através de sua música. Por fim, existem os educadores: pessoas que dedicam suas vidas à arte de educar o próximo através das formas que encontraram para encurtar o seu caminho estudando novos formatos de aprendizado. Existem muitos educadores excelentes mundo afora, porém há aqueles que tomam uma postura e conduta diferenciada. É nessa classe que encaixamos o André Gonzales. André é um educador completo, pois teve a experiência de ter banda, ser sideman e também ser educador e isso traz uma excelência ímpar na hora de ensinar através dos seus métodos. Posso igualar o conteúdo de seu novo livro, Rock: Ritmos e Exercícios para Appice, Realistic Rock, que foi responsável pela educação de milhões de bateristas mundialmente, inclusive a minha. O grande diferencial deste livro do André é que este está mais adequado aos desejos dos novos bateristas que estão chegando, buscando informações fundamentais e essenciais para o seu próprio desenvolvimento e crescimento no universo musical. Como sempre digo, existem bateristas incríveis surgindo todos os dias nessa eterna competição para ser o mais técnico e o mais rápido do mundo, mas são poucos os que conseguem fazer com que outros bateristas também se inspirem e se sintam motivados através do seu material instrucional. Podem ter certeza que o André Gonzales tem esse diferencial e a maior prova disso é esse incrível material que você está prestes a estudar. André, parabéns por acreditar na educação musical.”

Aquiles Priester é músico e professor radicado em Los Angeles, CA (EUA). Conhecido por seu trabalho com bandas como W.A.S.P., Edu Falaschi, Tony McAlpine, Hangar e Angra, e autor de trabalhos como 100 Top Drum Fills, Inside My Psychobook e All Access To Aquiles Priester’s Drumming.