Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia mais

JAZZ - ANDRÉ GONZALES - Bateria

R$ 79,99

Disponibilidade: Em estoque

Código: AGJA74879

Editora: Vitta Books

Idioma: Português

Autor/Artista: André Gonzales

Instrumento: Bateria

Formato: Livro Físico / Partituras / 100 páginas

UPC: 9786500474879

Apesar de eu ter começado a tocar bateria por causa de bandas e bateristas de rock, o jazz foi minha segunda paixão no instrumento, por influência de meu saudoso professor José Eduardo Lennert em nossas aulas na FASCS - Fundação Das Artes de São Caetano do Sul e também no CLAM – Centro Livre de Aprendizagem Musical. Um mundo novo e diferente se abria pra mim enquanto o Zé me mostrava grandes composições, álbuns e músicos do estilo; era algo totalmente diferente do que eu estava acostumado e, à medida que as aulas progrediam, minha paixão pelo gênero aumentava. Isto fez com que minha abordagem musical do instrumento tomasse novos e inesperados rumos, pessoal e profissionalmente. O embrião deste livro começou a ser escrito em 1989 e foi sendo aprimorado em minhas aulas através de todos estes anos. Seus dezoito capítulos incluem informações importantes a todos os bateristas que queiram tocar jazz (sejam iniciantes, amadores ou profissionais), incluindo a história do jazz, sonoridade, afinação, interpretação, fundamentos e variações de condução; pontuações rítmicas e melódicas nos tambores, interação com outros estilos, independência entre membros, dinâmica, fraseados e chimbal splash.. Espero que este livro lhe conduza na divertida, prazerosa e libertadora experiência de tocar jazz na bateria.
Bons estudos!
 

Apesar de eu ter começado a tocar bateria por causa de bandas e bateristas de rock, o jazz foi minha segunda paixão no instrumento, por influência de meu saudoso professor José Eduardo Lennert em nossas aulas na FASCS - Fundação Das Artes de São Caetano do Sul e também no CLAM – Centro Livre de Aprendizagem Musical. Um mundo novo e diferente se abria pra mim enquanto o Zé me mostrava grandes composições, álbuns e músicos do estilo; era algo totalmente diferente do que eu estava acostumado e, à medida que as aulas progrediam, minha paixão pelo gênero aumentava. Isto fez com que minha abordagem musical do instrumento tomasse novos e inesperados rumos, pessoal e profissionalmente. O embrião deste livro começou a ser escrito em 1989 e foi sendo aprimorado em minhas aulas através de todos estes anos. Seus dezoito capítulos incluem informações importantes a todos os bateristas que queiram tocar jazz (sejam iniciantes, amadores ou profissionais), incluindo a história do jazz, sonoridade, afinação, interpretação, fundamentos e variações de condução; pontuações rítmicas e melódicas nos tambores, interação com outros estilos, independência entre membros, dinâmica, fraseados e chimbal splash.. Espero que este livro lhe conduza na divertida, prazerosa e libertadora experiência de tocar jazz na bateria.
Bons estudos!


PREFÁCIO

PERCIO SAPIA

“Conheci o André Gonzales em março de 2013, quando participamos do 1º debate SoulDrums Os Desafios do Educador (ao lado de Felipe Drago, Christiano Rocha, Nina Pará, Paul Lafontaine, Val Plaza e André Carvalho), no auditório do CLAM, em São Paulo. Desde então venho acompanhando sua trajetória como grande educador e músico. E hoje, fico muito feliz de poder apresentar esse brilhante livro escrito por ele. Nele você será guiado passo-a-passo pelo mundo do Jazz. A cada capítulo, você irá descobrir como acrescentar novos elementos à sua célula básica, desde a condução mais simples até as mais complexas. Com a grande variedade de conduções, ritmos, fraseados e fusões rítmicas aqui presentes, você com certeza vai ampliar o seu conhecimento técnico e musical. Tudo isso com uma linguagem direta e fácil de compreender. O Jazz é um ritmo complexo e, portanto, demanda muita vivência e estudo. Além disso, não estamos tão expostos a esse ritmo aqui no Brasil. Entretanto, com toda a didática e conteúdo ricos e presentes nesse método, você terá uma forma realmente eficaz de estudar e seguir seu caminho no estilo. Como professor, certamente utilizarei esse método em minhas aulas. Ao amigo André deixo meu abraço e agradecimento por mais esse excelente trabalho dedicado à música e à bateria.”

Percio Sapia é músico e professor há mais de 40 anos. Foi Supervisor do Departamento de Bateria do CLAM por 32 anos. Atuando com o Zimbo Trio ganhou em 2012 o 23° Prêmio da Música Brasileira como Melhor Trio Instrumental. Tocou ao lado de artistas como Leny Andrade, Jane Duboc, Daniela Mercury, Roni Ben Hur, Harvey S., Luis Salinas, Raul de Souza, Dani Cortazza, Edu Ardanuy, Paula Lima e Fabiana Cozza, entre tantos outros.Atualmente faz workshops, shows, gravações e ministra aulas em estúdio próprio. E é autor do
livro Método de Bateria (2021).

PREFÁCIO
PERCIO SAPIA
“Conheci o André Gonzales em março de 2013, quando participamos do 1º
debate SoulDrums Os Desafios do Educador (ao lado de Felipe Drago, Christiano
Rocha, Nina Pará, Paul Lafontaine, Val Plaza e André Carvalho), no auditório do
CLAM, em São Paulo. Desde então venho acompanhando sua trajetória como
grande educador e músico. E hoje, fico muito feliz de poder apresentar esse
brilhante livro escrito por ele.
Nele você será guiado passo-a-passo pelo mundo do Jazz. A cada capítulo, você
irá descobrir como acrescentar novos elementos à sua célula básica, desde a
condução mais simples até as mais complexas.
Com a grande variedade de conduções, ritmos, fraseados e fusões rítmicas aqui
presentes, você com certeza vai ampliar o seu conhecimento técnico e musical.
Tudo isso com uma linguagem direta e fácil de compreender.
O Jazz é um ritmo complexo e, portanto, demanda muita vivência e estudo.
Além disso, não estamos tão expostos a esse ritmo aqui no Brasil. Entretanto,
com toda a didática e conteúdo ricos e presentes nesse método, você terá uma
forma realmente eficaz de estudar e seguir seu caminho no estilo.
Como professor, certamente utilizarei esse método em minhas aulas.
Ao amigo André deixo meu abraço e agradecimento por mais esse excelente
trabalho dedicado à música e à bateria.”
Percio Sapia é músico e professor há mais de 40 anos. Foi Supervisor do Departamento de
Bateria do CLAM por 32 anos. Atuando com o Zimbo Trio ganhou em 2012 o 23° Prêmio da
Música Brasileira como Melhor Trio Instrumental.
Tocou ao lado de artistas como Leny Andrade, Jane Duboc, Daniela Mercury, Roni Ben
Hur, Harvey S., Luis Salinas, Raul de Souza, Dani Cortazza, Edu Ardanuy, Paula Lima e
Fabiana Cozza, entre tantos outros.
Atualmente faz workshops, shows, gravações e ministra aulas em estúdio próprio. E é autor do
livro Método de Bateria (2021).


PREFÁCIO

CUCA TEIXEIRA

“André Gonzales é amigo de longa data que, assim como eu, compartilha o mesmo amor pelo instrumento que tocamos, nos mais diferentes estilos musicais. O livro que você tem em mãos apresenta um material completo para uma ótima iniciação e desenvolvimento no Jazz. O estilo é abordado historicamente, desde seu surgimento e desenvolvimento em suas mais diversas derivações até hoje, do Ragtime ao Fusion. Por ter uma longa história e por continuar mais vivo do que nunca, o Jazz é um estilo com muitas ramificações e é importante saber suas origens, e neste livro são passados com excelência conceitos históricos, musicais e técnicos. Também são abordados equipamentos, tipos de instrumentos, afinações, tipos de baquetas e pratos, entre outros assuntos importantíssimos. André também aponta referências musicais de grandes bateras, o conceito de forma – algo realmente importante para que haja conexão entre os músicos que estão tocando – e a essência da condução, dos ritmos, solos, fraseados e tudo que é necessário para se tocar o estilo com liberdade. Por mais complexo e abrangente que o Jazz seja, acredito que a liberdade é o ponto alto do estilo, portanto é imperativo ter estes conceitos embaixo do dedo para uma boa desenvoltura.
André, parabéns pelo estudo, pesquisa e criação deste material, e obrigado pela iniciativa de colaborar para que o legado da bateria no Jazz continue vivo!” 

Cuca Teixeira é baterista oriundo de família artística, e atua na área desde os 15 anos de idade. Já tocou com Marina Lima, Maria Rita, Kiko Loureiro, Paula Lima, Tomati, Celso Pixinga, Arthur Maia, Raul de Souza, Hermeto Pascoal, George Benson, Frank Gambale, Michael Brecker, Scott Henderson, Jane Duboc, Fábio Jr. e Dominguinhos, entre outros.