Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia mais

A HARMONIA DE JOBIM - Carlos Almada

R$ 119,99

Disponibilidade: Em estoque

Código: UNICA09697

Editora: Unicamp

Idioma: Português

Autor/Artista: Carlos Almada

Compositor: Tom Jobim

Arranjador: Carlos Almada

Instrumento: Todos

Formato: Livro Físico / 352 páginas

UPC: 9788526815476

A música de Antonio Carlos Jobim é mundialmente reconhecida por sua extraordinária beleza e originalidade. No entanto, sua estrutura ainda hoje carece de estudos técnicos que a examinem com os devidos detalhamento e profundidade. A Harmonia de Jobim busca contribuir para suprir essa lacuna, propondo um estudo teórico-analítico sobre a construção harmônica desse grande compositor. O livro apresenta, em sua primeira parte, dois modelos teóricos originais, elaborados a partir do exame dos dados coletados em uma análise de 145 canções de Jobim e parceiros. A segunda parte é dedicada à funcionalidade harmônica dos campos tonais e das relações entre regiões, bem como ao peculiar modalismo jobiniano, alternando formulações conceituais e análises. Algumas abordagens específicas formam a terceira parte do volume, considerando aspectos textuais, melódicos e alguns tópicos especiais (acordes com sexta, a estética blues, acordes híbridos etc.).

A música de Antonio Carlos Jobim é mundialmente reconhecida por sua extraordinária beleza e originalidade. No entanto, sua estrutura ainda hoje carece de estudos técnicos que a examinem com os devidos detalhamento e profundidade. A harmonia de Jobim busca contribuir para suprir essa lacuna, propondo um estudo teórico-analítico sobre a construção harmônica desse grande compositor. O livro apresenta, em sua primeira parte, dois modelos teóricos originais, elaborados a partir do exame dos dados coletados em uma análise de 145 canções de Jobim e parceiros. A segunda parte é dedicada à funcionalidade harmônica dos campos tonais e das relações entre regiões, bem como ao peculiar modalismo jobiniano, alternando formulações conceituais e análises. Algumas abordagens específicas formam a terceira parte do volume, considerando aspectos textuais, melódicos e alguns tópicos especiais (acordes com sexta, a estética blues, acordes híbridos etc.).


Carlos Almada é compositor, arranjador e professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autor dos livros Arranjo (Editora da Unicamp, 2001), A estrutura do choro (Da Fonseca, 2006), Harmonia funcional (Editora da Unicamp, 2009), Contraponto em música popular (Editora da UFRJ, 2013) e Nas fronteiras da tonalidade (Prisma, 2016).