ARRANJO - Carlos Almada

R$ 69,99

Disponibilidade: Em estoque

Código: EMP11961

Editora: Unicamp

Idioma: Português

Autor/Artista: Carlos Almada

Instrumento: Todos

Formato: Livro / 368 Páginas

UPC: 9788526808799

Este livro, dividido em duas partes, tem por objetivo abranger o curso completo de arranjo, que, embora pertença essencialmente à esfera popular, depende de matérias tradicionalmente ligadas ao estudo da música erudita, como contraponto, morfologia, harmonia e orquestração. Embora não seja possível um mergulho aprofundado nestas matérias, há, contudo, uma permanente preocupação em destacar sua importância, em ambas as partes. A primeira parte dedica-se a assuntos mais básicos e atende às necessidades do músico que deseja obter conhecimentos suficientes para arranjos de base e sopros. A segunda parte, dedicada aos que optam pela carreira de arranjador, volta-se para a especialização, tratando de assuntos mais ligados à propria composição, além dos instrumentos mais encontrados em orquestras.

Unicamp

Alguns métodos pretendem ser simples demais e acabam deixando o estudante com “vácuos” de informação. Outros, ao contrário, se atolam tanto em normas e detalhes de procedimentos que sufocam a capacidade de elaboração criativa do aluno, deixando-o condicionado a fórmulas e sistemas. Os métodos que mais comprovam sua funcionalidade são aqueles com os quais, por meio de um constante diálogo com o autor, o estudante pode desvendar os “porquês” imediatamente, antes do “como fazer”. Carlos Almada conseguiu trazer em seu método o equilíbrio ideal entre as duas coisas, na medida e na ordem certas. Finalmente vemos chegar ao Brasil, tão carente de literatura específica sobre música, um método realmente desenvolvido sobre essas bases. Que os estudantes façam ótimo proveito! (Sérgio Benevenuto)

Conteúdo:

 PARTE 1:

Capítulo 1: Classificação dos Instrumentos

Quanto ao meio de produção do som
Quanto à funcionalidade

Capítulo 2: Normas de Escrita

Sinais de dinâmica
Sinais de expressão
Articulação e Fraseado
Tempo
Caráter e Estilo
Termos de apoio
Sinais de forma
Algumas normas para a escrita da grade
Proporção
Alinhamento
Ordem dos instrumentos

Capítulo 3: A Base Rítmica

Bateria

Percussão

Baixo


Diferenças entre baixo elétrico e contrabaixo acústico
Efeitos e recursos
Funções do baixo
Algumas orientações na criação de uma linha de baixo
Integração baixo/bateria
Algumas levadas básicas
Exercícios

Violão e Guitarra

Diferenças entre violão e guitarra
Recursos e efeitos

Piano

Principais características das regiões do piano
Funções das mãos direita e esquerda
Escrita
Redução para piano
Literatura sugerida para análises

Capítulo 4 - Forma e planejamento

Capítulo 5 - Madeiras

Flauta
Clarineta
Saxofone

Capítulo 6 - Soli

Soli a duas partes

Tipos de movimentos relativos entre duas vozes
Classificação dos intervalos
Análise melódica

Soli a três partes

Aspecto harmônico
Aspecto melódico
Técnicas de rearmonização de inflexões

Soli a quatro partes

Tipos de espaçamento
Limites para intervalos graves
Técnicas de rearmonização de inflexões
Substituição de notas do acorde por tensões harmônicas

Soli a cinco vozes

Possibilidades de escrita para cinco ou mais sopros

Capítulo 7 - Metais

Trompete
Trombone

PARTE 2

Capítulo 8 - Escrita Vocal

Capítulo 9 - Soli (2º Parte)

Voicings em quartas
Voicings em clusters
Big Band
Instrumentação

Capítulo 10 - Madeiras (2ºParte)

Oboé
Fagote

Capítulo 11 - Melodia

Melodia

Relação entre melodia e harmonia
Estrutura
Contorno / ponto culminante
Motivo

Transformações melódicas

Transposição
Aumentação
Diminuição
Inversão
Retrogradação
Combinações

Variação

Variação intervalar
Variação rítmica
Ornamamentação
Interposição de notas dos acordes
Combinação de motivos

Aplicações
Tema e Variações
Literatura Sugerida

Capítulo 12 - Metais (2º Parte)

Trompa
Tuba

Capítulo 13 - Background

Background Melódico
Background Harmônico
Background Rítmico
Background Simultâneo

Capítulo 14 - Cordas

Violino
Viola
Violoncelo
Contrabaixo

Capítulo 15 - Textura Polifônica

Contraponto Medieval
Contraponto Renascentista (Modal ou Palestriniano)
Contraponto Barroco
Contraponto Clássico/Romântico
Contraponto Atonal
Contraponto na MPB

Capítulo 16 - Harpa

Capítulo 17 - Percussão (2º Parte)

Tímpanos
Xilofone
Vibrafone
Glockenspiel
Sinos Tubulares
Celesta

Capítulo 18 - Tratamento Orquestral