Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia mais

UNIVERSO PARALELO DAS TRÍADES - Diórgenes Torres

Harmonização e Improvisação com Extensão de Tríades
Economize 12,5% na promoção Natal!
De: R$ 79,99
por apenas: R$ 69,99
APROVEITE!

Disponibilidade: Em estoque

Código: DT004

Editora: Vitta Books lanc

Idioma: Português

Autor/Artista: Diórgenes Torres

Instrumento: Todos Instrumentos

Formato: Livro Físico / Partitura / Diagramas / 169 páginas / Audio e Video Online

UPC: 9786500090451

"Caro leitor, após a publicação de uma série de três livros sobre diferentes processos de criação de frases para improvisação melódica, tenho um imenso prazer em pôr em suas mãos esta publicação, com o principal foco o estudo de elementos de Harmonia Funcional...
De certa forma sempre abordo a harmonia funcional em meus métodos, isso porque na improvisação melódica “idiomática”, se tivermos a relação “escala/acorde” como base, torna-se uma tarefa complexa ensinar sobre o processo criativo de frases sem fazer menção ou uso direto de inúmeros conceitos de harmonia.

O livro tem um primeiro momento direcionado aos conhecimentos básicos e essenciais a um estudante de harmonia funcional, tais como: a formação das tríades, os campos harmônicos, as escalas tonais, as principais funções harmônicas, etc. Ainda nessa fase, conceitos teóricos mais elaborados são também apresentados como: modos, escalas artificiais e simétricas, o acorde diminuto, as tríades da estrutura superior e inferior, o acorde de empréstimo modal (AEM) e os policordes. Em seguida, apresento como as tríades extensoras podem ser empregadas em estruturas harmônicas bem simples: os clichês harmônicos. Nos últimos capítulos amplio a aplicação dessas tríades para as harmonias de temas completos, as quais podem empregar e reunir diferentes tipos de clichês harmônicos. Essa é a parte mais prática do livro, onde, tendo os conceitos de harmonia funcional como base, aplico as tríades extensoras em doze harmonias de temas comumente conhecidos como “standards”.

No último capítulo, usei algumas dessas harmonias de temas para mostrar uma ideia incomum de uso de tríades extensoras no processo de cifragem e sua prática sobre músicas de harmonias mais elaboradas ou com o uso de tensões (típicas de alguns gêneros da música do século XX como o jazz, a bossa nova ou mesmo o brasileiríssimo choro). Esse processo faz uso de “inversões” que fogem ao conceito tradicional com aplicação em substituição a todos os acordes originais do tema proposto. O resultado sonoro também não é único, como os “caminhos paralelos” de tríades não são, e, podem ser adequados ao seu gosto em relação ao uso com mais ou menos intensidade das dissonâncias, representadas aqui pelas tensões. Aposto sim que vale a pena conferir essas novidades!

Acredito que ensinar a harmonizar (e também improvisar) ou desenvolver “caminhos paralelos” com tríades, é sim uma novidade, ou, pelo menos, algo bem incomum.

Espero que você, amigo leitor, tire bastante proveito do que está sendo apresentado neste livro, independente do seu nível de prática ou conhecimento musical, e que ele possa servir na sua prática do dia a dia, no seu “fazer musical”, de auxílio e inspiração no processo criativo tão necessário e indispensável a um músico profissional ou amador."