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Boa Tarde Bem-Vindo a Freenote, Login ou Crie sua conta
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Esse método surgiu da necessidade de agregar o fundamento da técnica de baquetas utilizada nos Estados Unidos aos ostinatos típicos brasileiros. As levadas de caixa brasileira e os drumlines, drum corps ou marching bands, possuem características musicais completamente distintas. No início, achava que estava me baseando no método Stick Control (1963) de George Lawrence Stone e dos 40 rudimentos essenciais descritos pela PAS (Percussive Arts Society, 1984). Entretanto, notei algo a mais envolvido em meu sistema: as acentuações utilizadas pelos padrões rítmicos brasileiros. Por isso, depois de entender melhor a concepção do método Accents and Rebounds (1961) desse mesmo autor e o Wrist and Finger Control (1951) de Charley Wilcoxon, que trabalham com acentuação e utilizam assim partes diferentes do corpo, como os dedos e os pulsos, entendi que existia um caminho diferente para execução do que eu estava propondo e que foi se modificando ao longo desses anos.
Esse método surgiu da necessidade de agregar o fundamento da técnica de baquetas utilizada nos Estados Unidos aos ostinatos típicos brasileiros. As levadas de caixa brasileira e os drumlines, drum corps ou marching bands, possuem características musicais completamente distintas. No início, achava que estava me baseando no método Stick Control (1963) de George Lawrence Stone e dos 40 rudimentos essenciais descritos pela PAS (Percussive Arts Society, 1984). Entretanto, notei algo a mais envolvido em meu sistema: as acentuações utilizadas pelos padrões rítmicos brasileiros. Por isso, depois de entender melhor a concepção do método Accents and Rebounds (1961) desse mesmo autor e o Wrist and Finger Control (1951) de Charley Wilcoxon, que trabalham com acentuação e utilizam assim partes diferentes do corpo, como os dedos e os pulsos, entendi que existia um caminho diferente para execução do que eu estava propondo e que foi se modificando ao longo desses anos.
SOBRE O AUTOR
Fred Castilho, Mestre em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, é professor e integrante do Monobloco desde 2000. Enquanto músico e professor do Monobloco, junto com essa banda, teve a oportunidade de participar de shows e gravações de DVD com artistas nacionais e internacionais, assim como Jonh Secada, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Lenine, Fernanda Abreu, Pepeu Gomes, Carlos Malta e Pife Muderno, Spok Frevo Orquestra, Blue Man Group, Fundo de Quintal, Fernando e Sorocaba, Preta Gil etc. e ainda ministrar aulas em diversos países, como Japão, Indonésia, Nova Zelândia, Dinamarca, Inglaterra, Irlanda e Estados Unidos. Durante esse período atuou como baterista em outros trabalhos com artistas como, Baden Powell, Gabriel Moura, Seu Jorge, Sérgio Loroza, Rita Benedito, Armando Lobo, Thiago Amud, Daniel Marques, UFRJazz etc. Com Armando Lobo e Daniel Marques, Fred fundou a Orquestra Frevo Diabo, ganhadora do Prêmio de Música Brasileira, antigo Prêmio Sharp, criado e idealizado por José Maurício Machline, na categoria de melhor grupo regional no ano de 2010.
Em 1997, ingressou na primeira formação do grupo Farofa Carioca onde conheceu Seu Jorge e Gabriel Moura. Em seguida, ele fez parte da banda base do grande mestre Baden Powell nos seus últimos shows, onde integrava o Quarteto Cai Dentro, com seu filho e pianista, Philippe Baden Powell.
Fred iniciou seus estudos de bateria em 1985, aos 16 anos. Autodidata, assim como seu pai, o baterista Roberto Pontes Dias que levou a Bossa Nova para o mundo no famoso concerto do Carnegie Hall em 1962 e na época integrava o Quarteto de Oscar Castro Neves, começou tocando em saraus de escola e casas noturnas.
Fred fez também alguns cursos livres na Pro Art, escola de música tradicional da cidade do Rio de Janeiro, onde teve aula com Pascoal Meirelles e Edgard Rocca (Bituca) e seguiu buscando o aprendizado. Em 1993 se mudou para os Estados Unidos para aperfeiçoar seus estudos. Por vários anos, viveu entre em San Diego e Los Angeles onde conheceu e frequentou cursos, aulas e workshops com bateristas e professores da conhecida escola de música MIT1, como Dave Weckl, Peter Erskine, Phil Maturano, Ron Caruso etc. De volta ao Brasil, teve ainda a oportunidade de fazer aulas com o lendário Gary Chaffe.